“contador”
sábado, 18 de maio de 2024

Doença pouco conhecida faz 20% das mulheres sofrerem além do normal em seus ciclos menstruais

Últimas notícias
doenca pouco conhecida faz 20 das mulheres sofrerem alem do normal em seus ciclos menstruais
Foto Reprodução: Isto É

Um ciclo menstrual pode ser debilitante — cólicas, anemia e fadiga crônica são alguns dos males que acometem mulheres todos os meses. No entanto, sintomas como dor e perda sanguínea em excesso podem ser a indicação de algo mais grave — e não devem ser normalizados.

A adenomiose pode ser a causa do agravamento de sintomas da menstruação. A doença ocasiona um espessamento da parede do útero e afeta uma em cada cinco mulheres. A adenomiose pode ser tão dolorosa quanto a endometriose — ou pior —, principalmente porque nem sempre é diagnosticada. Eisen Liang, médico especialista em radiologia, explica à “Women’s Agenda”: “é uma condição pouco conhecida que pode causar menstruações intensas e dolorosas. Conscientização e suspeita clínica [feita pelos médicos] são as chaves para se chegar a um diagnóstico precoce”.

Em média, a doença pode levar de nove a 12 anos para ser diagnosticada corretamente, e um equívoco comum é acreditar que ela afeta apenas mulheres entre 30 e 40 anos. Confira mais sobre a condição com informações da “Women’s Agenda”.

Sintomas
Trocar o absorvente com muita frequência durante o dia, ter sangramento menstrual intenso ou prolongado, cólicas fortes, dores pélvicas, nas costas e nas pernas, infertilidade, dores durante a relação sexual ou coágulos sanguíneos durante a menstruação são sintomas da adenomiose.

Devido ao sangramento excessivo, as mulheres afetadas pela condição também podem desenvolver anemia (deficiência no número de glóbulos vermelhos) ou deficiência de ferro, o que pode causar cansaço e tonturas.

Diagnóstico
Embora a adenomiose possa ser difícil de identificar, existem várias opções de exames que auxiliam a realização de um diagnóstico adequado. A primeira delas é um ultrassom transvaginal de alta definição, que deve ser realizado, preferencialmente, por um profissional especializado nessa condição.

A segunda opção é uma ressonância magnética, que coletará imagens de tecidos moles que não aparecem no ultrassom. Eisen Liang revela que, na prática clínica, a ressonância magnética é muito mais precisa no diagnóstico de adenomiose quando comparada ao ultrassom.

Tratamento
A curto prazo, algumas das opções de tratamento para o alívio da dor são a supressão do ciclo menstrual e a menopausa temporária induzida. No entanto, essas soluções tratam apenas os sintomas, e não a doença.

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Abstinência de café: Entenda seus sintomas e como lidar com eles

Descubra os efeitos da falta de cafeína no seu corpo e mente Você já se perguntou por que se sente...

ARTIGOS RELACIONADOS