“contador”
segunda-feira, 20 de maio de 2024

Teste rápido: Toyota Corolla Cross GR-S se veste de esportivo, mas desempenho é preguiçoso

Últimas notícias
teste rapido toyota corolla cross gr s se veste de esportivo mas desempenho e preguicoso
Foto Reprodução: Emily Nery

A Toyota está cada vez mais determinada em lançar versões levemente apimentada de seus carros e aproveita a expertise da sua divisão esportiva Gazoo Racing para trazer algo a mais do que um simples visual esportivo. Depois do Corolla GR-S e do SW4 GR-S, a ela também assina os novos Corolla Cross GR-Sport e Hilux GR-Sport, dupla que estreou no último mês.

Assim como o SUV de sete lugares (SW4), o Corolla Cross repaginado trouxe alterações no ajuste da suspensão, na calibração da direção, e deixou o interior mais refinado. No entanto, o motor não recebeu nenhuma modificação. Com essas novidades, a Toyota cobra R$ 188.490 – é a opção mais cara entre as que têm somente motor a combustão.

Para conferir se essas alterações pontuais permitem que o SUV médio possa ter ficado mais divertido ao volante, Autoesporte foi convidada a rodar brevemente na configuração inédita no circuito de Velo Città, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo.

Visual
As maiores alterações do SUV estão no design e se concentram na dianteira. Há uma nova grade em piano black (que deixa o carro 1 cm menor – única diferença nas dimensões), para-choque com um novo formato, faróis full LED com máscara negra, faróis de neblina reposicionados, e rodas de 19 polegadas com design exclusivo. Cá entre nós, já passou do tempo da Toyota trazer um pouco de ousadia ao desenho conservador do Corolla Cross.

sem titulo 1
Foto Reprodução: Emily Nery

Para reforçar o caráter esportivo, as laterais recebem adesivos nas cores da Gazoo Racing (branco, preto e vermelho). Retrovisores, colunas e teto também são pintados de preto e combinam com qualquer uma das três cores da carroceria – branco lunar, vermelho granada ou preto-eclipse.

A traseira se diferencia pelo emblema da GR-Sport na parte inferior da tampa do porta-malas. O local onde se abre o compartimento, inclusive, ganha uma peça com acabamento em preto brilhante. A moldura do para-choque é nova e as lanternas têm máscara negra, assim como os faróis dianteiros.

Impressões
Exceto à uma plaquinha no console central que ilustra a unidade de produção do SUV (que sugere sr uma série limitada), o Corolla Cross GR-Sport herda o interior do Corolla GR-S, o primeiro da família dos “esportivados” estrear no mercado. Ou seja, bancos revestidos em couro ultrassuede, logotipo da Toyotoa Gazoo Racing nos bancos, encostos da cabeça, tapete e volante. A costura em vermelho contrasta com a cor escura dos assentos, da manopla de câmbio, dos volantes e tapetes.

Na lista de equipamentos, não há novas tecnologias. Os equipamentos são baseados na versão XRE – a antiga configuração de topo a combustão. Desse modo, o esportivo traz central multimídia de 9”, medidores analógicos com tela TFT de 7”, ar-condicionado digital de duas zonas, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, além do pacote de assistentes de segurança Toyota Safety Sense.

A bordo
A Toyota reforça que todos os carros preparados pela Gazoo Racing precisam ter ao menos alguma mudança mecânica. Ainda que o trem de força do Corolla Cross permaneça com o 2.0 flex aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm (associado ao câmbio CVT que simula dez marchas), a suspensão ganhou um novo braço estrutural ligado ao chassi que deixar o carro mais rígido.

A fabricante também recalibrou a direção do veículo em busca de respostas mais rápidas e precisas.

Na prática, as alterações foram pouco perceptíveis. Em altas velocidades, é possível sentir o carro mais firme no chão e com respostas mais ágeis aos comandos do condutor, especialmente no contorno das curvas. A direção harmoniza bem com a suspensão: como a carroceria rola pouco, a condução fica mais estável e passa uma maior segurança ao motorista.

Mesmo assim, fica a impressão que um motor recalibrado e mais potente seria a cereja do bolo na hora de acelerar, e conseguiria deixar a condução realmente divertida e saborosa.

O Corolla Cross GR-Sport chega para ser apenas mais uma opção do SUV da Toyota, que disputa com Jeeo Compass e Volkswagen Taos a preferência do consumidor. O desenho ousado até ajuda a encher os olhos de quem quer um utilitário esportivo com visual mais arrojado. Mas se a busca for por pura performance, o consumidor pode, ou melhor, vai se desapontar.

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Vídeo: Policial reage a assalto e três são baleados em Fortaleza

Policial de folga enfrenta assaltantes em Fortaleza Na noite desse domingo (19), um policial militar de folga reagiu a uma...

ARTIGOS RELACIONADOS