
A Mercedes-Benz anuncia a chegada do novo Actros 2023 na versão 2653. Produzido em São Bernardo do Campo (SP), o caminhão mantém os equipamentos de tecnologia e conectividade lançados em 2020. Isso inclui alguns recursos que nem foram lançados nos carros da marca alemã.
O motor de seis cilindros em linha foi atualizado conforme as novas determinações do Proconve L7, desenvolvendo 530 cv de potência a 1.600 rpm e 265,1 kgfm de torque. Segundo a Mercedes, as alterações em motor e câmbio proporcionam redução de até 12% no consumo de combustível.
O Actros é equipado com câmbio automatizado de 12 marchas, que na linha 2023 recebe o novo recurso PPC (Predictive Powertrain Control). O sistema monitora a aceleração e frenagem e prevê subidas e descidas. Segundo a marca, o piloto automático preditivo permite que o motorista vá de São Paulo (SP) a Cuiabá (MT) sem pisar no acelerador ou freio.
Na parte de tecnologia, o Actros lembra mais um automóvel de luxo que um caminhão. O retrovisor digital MirrorCam, por exemplo, substitui os espelhos convencionais por câmeras e telas bem generosas.
Curiosamente, a Mercedes-Benz ainda não incorporou essa tecnologia nos automóveis, como a Audi já fez com sua linha e-tron. Nesse aspecto, a linha de caminhões está à frente da de carros.
Nas longas horas que passará na estrada, o motorista poderá conectar o smartphone à central multimídia pelos sistemas Android Auto e Apple CarPlay, carregar o aparelho por indução e configurar o painel de instrumentos digital a seu gosto.
A linha 2023 também estreia novas camas beliche e bancos redesenhados. Há sistema de ar-condicionado que funciona com o caminhão desligado, além de uma geladeira escondida.
Frotistas e motoristas que comprarem o Mercedes-Benz Actros, que custa R$ 855 mil – praticamente metade do preço de um Classe G, que parte de R$ 1,7 milhão – receberão treinamentos gratuitos de condução econômica e segura. Segundo a fabricante, o curso abordará o uso dos assistentes de condução, segurança e conectividade.