Informe reúne os dados sobre o que foi pago aos titulares em 2022, incluindo pagamentos temporários, como o auxílio-doença

Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem emitir o extrato de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023, ano-base 2022. O informe reúne os dados sobre o que foi pago aos titulares no último ano, incluindo pagamentos temporários, como o auxílio-doença.
O documento emitido pelo órgão é usado para prestar contas à Receita Federal. Neste ano, os contribuintes devem enviar a declaração do IRPF entre os dias 15 de março e 31 de maio.
Para ter acesso ao extrato, os beneficiários não precisam se deslocar até uma agência do INSS. Na verdade, é possível consultar o extrato de rendimentos no aplicativo (disponível para iOs e Android) ou no site do Meu INSS, através do mesmo login e senha cadastrados no portal Gov.br.
Contribuintes que obtiveram renda acima de R$ 28.559,70 no ano de 2022 ou aqueles que receberam mais de R$ 40.000 em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte, são obrigados a declarar o Imposto de Renda.
Como consultar o extrato do INSS?
Faça login no Meu INSS (site ou aplicativo), usando o mesmo login e senha da plataforma Gov.br;
Clique em “Do que você precisa?”;
Escreva “extrato de Imposto de Renda;
Clique em “Baixar PDF”.
Caso prefira, o segurado do INSS também pode solicitar o informe de rendimentos ao banco onde recebe o benefício.
Siga o PB24horas Instagram
Receba notícias do pb24horas no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/pb24horas