“contador”
terça-feira, 30 de abril de 2024

MPT, MPF e MPPB lançam campanha pelo isolamento social contra Covid-19

Últimas notícias
campanha mp 1
Foto Reprodução: PB Agora

“Está preparado para perder alguém que você ama? Um parente, um amigo, um colega de trabalho? Quando você não respeita o isolamento social, coloca em risco a sua a vida e a de outras pessoas. Sua atitude pode salvar vidas! Fique em casa!”. Essa é a mensagem da campanha lançada, nesta sexta-feira (15/05), pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MPPB), para reforçar a importância de manter o isolamento social para barrar a disseminação do vírus e evitar muitas mortes.

A campanha consiste em um vídeo (para TVs e redes sociais) e spot (rádio), de 30 segundos, além de peças para redes sociais. O Ministérios Públicos enviaram ofícios pedindo o apoio dos sistemas de comunicação da Paraíba e dos gestores públicos dos 223 municípios paraibanos (prefeitos e secretários de saúde). A campanha também foi replicada nas redes sociais do MPT no Brasil inteiro. Nas redes sociais, estão sendo usadas as hashtags #SuaAtitudeSalvaVidas, #FiqueEmCasa, #TodosContraoCoronavirus.

Medida para evitar adoecimento em massa

Sem vacina e tratamento comprovadamente eficaz, as instituições ministeriais endossam que não há outra alternativa para evitar o adoecimento em massa e o consequente colapso dos serviços de saúde. O índice de distanciamento social entre os paraibanos, que chegou a quase 60% no dia 22 de março, caiu para 45,9% em 13 de maio, justamente quando os casos estão crescendo e já se registra a ocupação de quase 90% de leitos de UTI para adultos, no Estado. A atuação do MP visa evitar a repetição de tragédias já vivenciadas em outros estados, com a morte de milhares de pessoas.

A equipe que formulou a campanha teve como base a orientação dos chefes dos três MPs de que o objetivo principal era sensibilizar a sociedade neste momento tão difícil, de cumprimento do isolamento social; é fazer com que as pessoas resistentes ainda à medida entendam que ficar em casa é um gesto de amor ao próximo que pode salvar muitas vidas.

Atuação dos Ministérios Públicos

Os chefes dos MPs, Myllena Formiga de Alencar Medeiros (MPT-PB), Sérgio Rodrigo Pimentel de Castro Pinto (MPF-PB) e Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho (MPPB) destacaram que os Ministérios Públicos, desde o início da pandemia, estão atuando em conjunto, expedindo recomendações e agindo junto aos governos estadual e municipais e a outras instituições para garantir os direitos de cidadãos e trabalhadores à saúde, à vida, para assegurar a estrutura dos serviços de saúde e o atendimento. Mas, os órgãos ressaltam que a população pode e deve cooperar no combate à Covid-19 e uma das principais formas de fazer isso é aderindo ao isolamento social.

Casos, mortes e leitos

Segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta quinta-feira (14/05), a Paraíba registrou, mais uma vez, o maior número de casos da Covid-19, em um único dia. Foram 316 novos casos, com três óbitos causados pela doença. Assim, a Paraíba atingiu 3.361 casos confirmados, com 160 mortos e 731 pessoas recuperadas. Ainda segundo a SES, dos leitos de UTI para adultos ativados em todo o Estado, 72% estão ocupados. Na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação de UTI para adultos é de 89%. O Índice de isolamento social registrado pela Inloco no dia anterior foi de 45,9%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Sessão solene em Uiraúna celebra novos cidadãos honorários

Noite de homenagens reconhece contribuições valiosas para o desenvolvimento local Na última segunda-feira, a Câmara Municipal de Uiraúna realizou uma...

ARTIGOS RELACIONADOS