“contador”
sexta-feira, 17 de maio de 2024

Bolsonaro volta a divulgar fake news contra os imunizantes da COVID

Últimas notícias

Durante evento de filiação do prefeito de Jundiaí ao PL, ex-presidente diz que imunizante contém grafeno

bolsonaro volta a divulgar fake news contra os imunizantes da covid
Foto Reprodução: Agência Brasil

Durante um evento do Partido Liberal (PL), em Jundiaí, no interior de São Paulo, ontem, o ex-presidente Jair Bolsonaro disse que as vacinas contra COVID-19 têm “grafeno”, que se acumula nos “testículos e ovários”. “Agora vocês vão cair para trás. A vacina de RNA tem dióxido de grafeno. Onde ele se acumula, segundo a Pfizer, que eu fui lá ver aquele trem? No testículo e no ovário. Eu li a bula”, disse Bolsonaro. Ele esteve na cidade com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para filiar o prefeito Luiz Fernando Machado, que era do PSDB, à sua legenda. A fala de Bolsonaro configura mais uma falsa afirmação que não tem respaldo científico em relação à composição dos imunizantes.

O grafeno é uma das formas do carbono, extramente fino, resistente, transparente e leve, com capacidade para conduzir correntes elétricas. Formado por carbono puro, também presente no diamante, o material é obtido por meio da extração do grafite. Nenhuma vacina usada no Brasil tem grafeno em sua composição, e o componente não é citado nas bulas dos imunizantes de Pfizer, CoronaVac, Janssen e Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, que são distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

LEIA TAMBÉM: Dicas para quem deseja conquistar a 1ª habilitação

Os ataques à vacinação foram recorrentes durante o mandato do ex-presidente, que chegou a ser investigado em inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2021, por propagar fake news que relacionava a vacinação ao desenvolvimento de Aids, em um vídeo que foi posteriormente retirado das redes sociais. Na ocasião, o tenente-coronel Mauro Cid ajudou a produzir o material divulgado por Bolsonaro e também foi incluído pela Polícia Federal na conclusão do inquérito, que indicou a existência dos crimes de provocação de alarma anunciando perigo inexistente e incitação ao crime durante a pandemia da COVID-19. Cid está preso há mais de um mês em decorrência da investigação da PF sobre a suposta fraude no cartão de vacinação do ex-presidente.

Bolsonaro será julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na próxima quinta-feira. A ação apresentada pelo PDT questiona a conduta do ex-presidente em reunião com embaixadores estrangeiros, em julho de 2022, quando ele atacou a credibilidade das urnas eletrônicas na tentativa de os convencer que as eleições brasileiras seriam fraudadas. Caso condenado, o ex-presidente se tornará inelegível por oito anos.

WEINTRAUB Ministro da Educação de 2019 a 2020 durante o governo Bolsonaro, Abraham Weintraub (PMB-SP) disparou contra o ex-chefe do Executivo e o bolsonarismo, ontem, por meio de seu perfil no Twitter. “Após tudo o que já foi revelado, hoje não há inocentes no PL do Valdemar [Costa Neto] não existe bolsonarista vítima. Todos são cúmplices! Todos são coniventes! O bolsonarismo é uma lepra!”, escreveu Weintraub. Além da mensagem, o tweet dele estava acompanhado com uma foto em que aparecem Jair Bolsonaro e o tenente-coronel Mauro Cid, em referência a um roteiro de trama de golpe de Estado encontrado no celular de Cid.

Weintraub já criticou Bolsonaro em outras ocasiões. Em 21 de março, ele fez “homenagem” no aniversário do ex-chefe de Estado. “É pique, é pique, é pique! É hora, é hora! Rá, tim, bum! Papuda, Papuda! Tá rico, tá milionário rindo de nós. Será que mandará um pedacinho de bolo para os presos? Será que ele ganhou um relógio de diamantes de algum amiguinho?”, disse.

Crédito: Estado de Minas

Siga o PB24horas Instagram

Receba as notícias do PB24horas no WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Bar do Cuscuz multado por despejo de esgoto

A Operação Praia Limpa, conduzida pela Sudema, resultou em uma multa pesada para o Bar do Cuscuz. O estabelecimento...

ARTIGOS RELACIONADOS