
Com a chegada do mês de junho, os moradores de Luís Gomes já começam a se preparar para as festas juninas. Entre as tradições mais aguardadas está a fogueira de São João da Rua Zéo Fernandes, a maior do Alto Oeste, organizada pelo agricultor, Gildemar Belo, mais conhecido como Baú de Negido, há 13 anos.
Para a construção da estrutura, a fogueira é montada em uma área aberta e são utilizadas toras de madeira seca empilhadas chegando a 8 metros de altura. A fogueira vira atração para os moradores da comunidade, que se reúnem em volta da fogueira para celebrar o São João. Segundo Bau, nesta sexta-feira (23), a partir das 18h, a fogueira começa a ser acesa.
VEJA TAMBÉM: Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de sábado (24)
Durante toda a noite, as chamas da fogueira iluminam o céu, enquanto o povo garante a alegria com muita música, dança e comida típica, como milho assado, canjica e mungunzá, além de manter acesa a chama da tradição, que une a comunidade em torno do fogo, da música e da fé, promovendo a cultura popular e fortalecendo os laços entre as pessoas.
Vale lembrar, a população a importância de se manter as tradições e também os cuidados ao redor da fogueira ao acendê-la. Outra preocupação é o uso indiscriminado da vegetação para fazer a fogueira de São João, uma vez que a extração e queima da madeira colabora para a degradação ambiental.
Crédito: Cidadão 190
Siga o PB24horas Instagram
Receba as notícias do PB24horas no WhatsApp