“contador”
quinta-feira, 9 de maio de 2024

Motorista com CNH suspensa antes da regra dos 40 pontos pode não perder o documento

Últimas notícias

Câmara dos Deputados aprova lei que pode anular o processo de suspensão de CNHs com mais de 20 pontos

motorista com cnh suspensa antes da regra dos 40 pontos pode nao perder o documento

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por uma série de mudanças nos últimos dois anos e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi atualizada. O documento passou a ter limite de 40 pontos, e não mais de 20, no período de 12 meses. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados pode fazer com que motorista que tiveram a CNH suspensa antes da nova lei entrar em vigor se beneficiem em alguns casos.

A Comissão aprovou um projeto que assegura a motoristas com processo de suspensão da CNH em andamento por acumularem mais de 20 pontos o direito de terem a penalidade revista. Na prática, a proposta beneficia condutores que ainda estão em processo de suspensão e que acumularam entre 20 e 40 pontos na CNH antes da nova lei começar a valer.

VEJA TAMBÉM: Caso Hyara Flor: entenda o que pode acontecer com criança de 9 anos suspeita de matar cigana com tiro acidental

Porém, tem uma condição para o motorista conseguir este direito: ele não pode ter cometido nenhuma infração gravíssima. O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), ao Projeto de Lei 2654/21, do ex-deputado Coronel Tadeu (SP). Ele defende que caso o processo administrativo ainda não tenha chegado ao fim, a medida seja válida. Caso contrário, ou seja, se o motorista já estiver com a CNH suspensa, ele não tem esse direito de recorrer pois a decisão já foi tomada.

“Apesar de concordarmos com a ideia do projeto, entendemos que as novas regras devem ser aplicadas apenas a processos administrativos que ainda não chegaram ao fim e, portanto, não deram ensejo à aplicação da penalidade de suspensão”, argumentou o relator, ao justificar a mudança no texto.

Rodrigues ainda completa dizendo que não faz sentido uma pessoa que já está com a CNH suspensa poder recorrer de algo já decidido, pois a pessoa já passou pelo processo administrativo e a suspensão do documento foi decretada.

“Seria inadequada a extensão da futura lei a penalidades já em fase de cumprimento, uma vez que os processos administrativos que levaram à suspensão do direito de dirigir preencheram os requisitos legais e os atos praticados pela autoridade de trânsito cumpriram os preceitos jurídicos vigentes à época”, ressalta.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Como funciona a lei dos 40 pontos

Nem todos os motoristas têm o direito de acumular 40 pontos na CNH. Só podem chegar à pontuação máxima de 40 pontos os condutores que não cometeram infrações gravíssimas. Se o motorista tiver uma infração gravíssima, a pontuação limite cai para 30 pontos. Se houver duas ou mais infrações gravíssimas, o limite permanece nos 20 pontos, como era antes.

Critérios de pontuação na CNH

De acordo com o texto aprovado, para os motoristas que exercem atividade remunerada, a suspensão da CNH só acontecerá com 40 pontos, independentemente da quantidade de infrações gravíssimas cometidas. Neste contexto estão: motoristas de ônibus e caminhões, taxistas, motoristas de aplicativo ou mototaxistas.

Siga o PB24horas no Instagram / Receba as notícias do PB24horas no WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

AGU processa Pablo Marçal por falsas alegações sobre enchentes

Ação judicial busca corrigir desinformação sobre trabalho militar em catástrofe no RS A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou uma medida...

ARTIGOS RELACIONADOS