Não, o site não escreveu o nome errado do clube galês; entenda o motivo para esse excesso de caracteres para um nome de uma equipe de futebol (maior nome do mundo no esporte, por sinal)

A LaLiga, entidade que organiza o Campeonato Espanhol, vai patrocinar um clube do País de Gales. O nome desse time? Bom, lá vai: Clwb Pêl Droed
E não, não digitamos errado e tampouco você está vendo coisas. É esse mesmo o nome da equipe do Norte do País de Gales que possui o maior nome do futebol mundial. A ideia da LaLiga é criar laços com o futebol galês (e fazer um pouco de marketing, claro).
Mas por que o nome do time é esse palavrão (no sentido literal mesmo)?
Em 1860, um cidadão local decidiu alargar o nome oficial da vila onde o clube foi fundado (na época, apenas Llanfair) para atrair turistas. E ele fez no letreiro da estação de trem local, chamando a atenção de quem viajava entre Londres e Holyhead.
E o nome, que está em galês, tem significado: “Igreja de Santa Maria no fundo da aveleira branca perto de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha”. Sim, bastante surreal.
Atualmente, é possível encontrar na cidade placas explicando como se pronuncia. Se fala Llan-vire-pooll-guin-gill-go-ger-u-chwurn-drob-ooll-llantus-ilio-gogo-goch.
– É algo que todo mundo associa ao clube e isso nos deixa muito orgulhosos. O nosso nome nos diferencia de todos os outros clubes da Europa – disse Steve Smith, jogador e dirigente do clube semi-amador que disputa a Lock Stock Welsh Alliance Football League, uma espécie de quarta divisão do futebol do País de Gales.
Por: Globo Esporte
Siga o PB24horas no Instagram / Receba as notícias do PB24horas no WhatsApp