
Borussia Dortmund e Real Madrid se enfrentam neste sábado, às 16h (horário de Brasília), pela final da Liga dos Campeões 2023/2024. Em busca do bicampeonato europeu, o time alemão retorna a Wembley para apagar a dor do vice-campeonato de 2013, mas a missão não será fácil. Do outro lado, quem chega à decisão é o maior vencedor da história do torneio que quer levantar a taça pela primeira vez no palco mais famoso da Inglaterra. O confronto promete ser um dos mais emocionantes dos últimos anos, com duas equipes determinadas a escreverem novas histórias em suas trajetórias.
Assim como foi em praticamente todas as fases dessa edição da Liga dos Campeões, o Borussia Dortmund chega à final como azarão. Depois de cair no grupo da morte, o time alemão saiu não só vivo, como cheio de moral. Em um grupo com Paris Saint-Germain, Milan e Newcastle, o Dortmund terminou a fase de grupos no topo com apenas uma derrota. No mata-mata, começou bem e despachou o PSV no único confronto que atuou como favorito. Já nas quartas de final, encarou o Atlético de Madrid e, mesmo desacreditado, conseguiu uma virada em casa para retornar às semifinais pela primeira vez desde 2013.
A fase semifinal foi uma demonstração de força para o Borussia. A equipe dirigida por Edin Terzic venceu duas vezes o PSG e eliminou o rival, estragando a despedida de Mbappé. Agora, na grande final, o Borussia Dortmund quer esquecer o choro e a dor do vice-campeonato da final de 2013 com uma nova história. Há onze anos, em uma partida também em Wembley, o time alemão foi derrotado pelo rival Bayern de Munique. Esta decisão marca uma nova chance não só para o Borussia Dortmund, mas também para o ídolo do clube Marco Reus, que esteve no vice de 2013 e se despede do time alemão nesse jogo contra o Real Madrid.
Já o Real Madrid esteve sempre no espectro oposto do Dortmund. Sempre favorito, o time espanhol passeou na fase de grupos e venceu todas as partidas contra Napoli, Braga e Union Berlin. No mata-mata, a caminhada começou tranquila com uma vaga sem tanto esforço ao bater no agregado o RB Leipzig. Mas a dificuldade deu um salto gigantesco para o clube dirigido por Carlo Ancelotti. O adversário das quartas de final foi o atual campeão europeu Manchester City. Com direito a disputa de pênaltis, o Real Madrid bateu os ingleses e se garantiu na semifinal. Em mais um duelo duro, a equipe espanhola contou com o brilho de Vinicius Junior e com o herói improvável Joselu para vencer o Bayern e impedir a reedição da final da Champions de 2013.
Siga o PB24HORAS no Instagram