Saiba quando o uso do celular no suporte pode gerar infrações e como evitar multas.

Utilizar o celular enquanto dirige é proibido, mas e se ele estiver no suporte? Muitos motoristas têm dúvidas sobre essa questão, e a verdade é que não há uma proibição direta para o uso do celular como GPS, desde que ele esteja fixo. Porém, o manuseio do aparelho com o veículo em movimento pode, sim, gerar multas.
VEJA TAMBÉM: Parte de teto desaba em rodoviária de Sousa
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, segurar ou manusear o telefone celular enquanto o veículo estiver em movimento é infração gravíssima. Ela rende uma multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH:
Capítulo XV – DAS INFRAÇÕES
Art. 252 – Dirigir o veículo:
V – com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo;
Parágrafo único. A hipótese prevista no inciso V caracteriza-se como infração gravíssima no caso de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular. (Parágrafo único incluído pela Lei no 13.281, de 2016)
Quando o celular está no suporte adequado, o motorista não estará cometendo infração, desde que não o manuseie enquanto dirige. No entanto, se o aparelho estiver posicionado de forma a obstruir a visão ou o acesso aos comandos do veículo, o condutor pode ser multado. O valor da multa é de R$ 130,16 e a infração é considerada média, gerando 4 pontos na CNH.
A recomendação é sempre configurar o GPS com o veículo estacionado. A realidade, contudo, mostra que muitos motoristas utilizam o celular para responder mensagens e atender chamadas enquanto dirigem, o que coloca a segurança em risco e pode resultar em infrações mais graves.
Estudos apontam que o uso do celular ao volante é uma das maiores causas de acidentes. O cérebro, ao ser forçado a realizar duas tarefas ao mesmo tempo, perde eficiência. Portanto, para garantir uma condução segura, é essencial manter total atenção no trânsito e evitar distrações.

Siga o PB24HORAS no Instagram