Aposentados e pensionistas terão mudanças importantes

A partir de janeiro de 2025, quem se aposentar ou receber pensão do INSS poderá contratar crédito consignado nos primeiros 90 dias de pagamento, mas apenas no banco onde o benefício é recebido. Durante esse período, a portabilidade será proibida.
VEJA TAMBÉM: Horário de verão pode voltar em 2024?
Essa alteração foi estabelecida por uma Instrução Normativa do INSS, publicada em agosto. O órgão flexibilizou uma regra imposta desde 2022, permitindo mais agilidade para o beneficiário que optar pelo crédito consignado dentro do banco pagador.
Além disso, após os primeiros 90 dias, os segurados poderão fazer a portabilidade do consignado para outra instituição que ofereça juros menores. Os bancos onde o INSS realiza os pagamentos são escolhidos por leilões de folha, que acontecem a cada cinco anos.
O INSS esclarece que a mudança também protege o aposentado do assédio de outras instituições financeiras nos três primeiros meses. Para desbloquear o crédito, o beneficiário precisará autorizar pelo aplicativo Meu INSS, ou, em caso de representante, por meio de mandato público.
Fonte: Diário do Nordeste
Siga o PB24HORAS no Instagram