Ministro confirma que retorno será planejado e pode acontecer em breve

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta segunda-feira (16/9) que a volta do horário de verão é “muito provável”. Segundo ele, a implementação será feita de maneira “extremamente planejada”, com previsão de ocorrer nos próximos 30 dias. Essa mudança promete impactar positivamente alguns setores da economia.
VEJA TAMBÉM: Traumatismo no tórax e punho’ diz boletim sobre Pablo Marçal
Silveira destacou que o horário de verão costuma beneficiar áreas como o comércio, turismo e gastronomia. Ele afirmou que o Brasil vive um bom momento econômico, com inflação controlada e queda no desemprego. Por isso, a medida será analisada pelo governo, que tomará uma decisão final em breve.
Outro ponto ressaltado pelo ministro foi a grave crise hídrica que o país enfrenta, com a pior estiagem dos últimos 93 anos. Diante desse cenário, a adoção do horário de verão pode ajudar a garantir maior segurança no fornecimento de energia e evitar aumentos nas tarifas.
O governo avalia o contexto econômico e climático para decidir sobre a volta do horário de verão. A medida, caso confirmada, visa também reforçar o sistema energético, garantindo maior resiliência e estabilidade no abastecimento de energia.
Siga o PB24HORAS no Instagram