
Estudo revela efeito do estresse no TDAH
Uma pesquisa recente publicada na revista The Journal of Clinical Psychiatry indica que pacientes com TDAH podem prosperar em situações de alto estresse. Segundo o estudo, certos pacientes apresentam alívio dos sintomas durante momentos de “alta demanda ambiental”. Os resultados surpreenderam a equipe, que inicialmente relacionava o alívio dos sintomas a ambientes de baixa pressão.
A pesquisa, liderada pela psicóloga Maggie Sibley, envolveu 600 pacientes divididos em três grupos: os que mostraram recuperação total, parcial ou estabilidade nos sintomas do TDAH. Nos casos de melhora completa, o fator comum foi o nível elevado de exigências e prazos, reforçando que momentos de alta pressão podem ativar um mecanismo que aumenta a foco e produtividade. Este comportamento é observado em diversas situações de “urgência”, que ajudam esses pacientes a canalizarem suas habilidades.
Efeitos da ansiedade no TDAH
Outro achado interessante apontou que pacientes com recuperação parcial apresentavam mais tendência à ansiedade. Segundo o pesquisador Arij Alarachi, essa ansiedade controlada pode funcionar como um “freio” ao comportamento impulsivo característico do TDAH. Essa dinâmica entre TDAH e ansiedade pode ser um caminho para novas abordagens terapêuticas que considerem como os estímulos externos influenciam no desempenho de cada paciente.
Siga o PB24HORAS no Instagram