Deputado Wilson Santiago reforça a inclusão do Ramal da Transnordestina na Paraíba, conectando Cabedelo ao Ceará e impulsionando o desenvolvimento regional.

VERSÃO EM ÁUDIO
O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos/PB) defendeu a inclusão de um ramal da Transnordestina que conecte o Porto de Cabedelo, na Paraíba, ao eixo principal da ferrovia no município de Barro, no Ceará. A proposta foi apresentada pelo parlamentar em 2011 e voltou à pauta após o Governo Federal anunciar um investimento de R$ 3,6 bilhões no projeto, através do Novo PAC.
“É essencial que a Paraíba faça parte desse empreendimento. O ramal trará benefícios econômicos e logísticos, como o escoamento da produção e o transporte rápido e seguro. Não podemos aceitar que a Paraíba fique de fora de um projeto tão estratégico para o Nordeste”, destacou o deputado.
VEJA TAMBÉM: Reflexão sobre o Evangelho (Lc 5,17-26): Fé que Transforma
Impactos econômicos e sociais do ramal ferroviário
O parlamentar ressaltou a importância de resgatar a malha ferroviária paraibana, considerada uma das melhores do Nordeste. A inclusão do trecho de Cabedelo ao Ceará ajudaria na geração de empregos, criação de novos negócios e redução do uso de rodovias. “Com menos caminhões nas estradas, haverá menos acidentes e menos deterioração das vias, além de uma economia significativa no transporte de cargas e passageiros”, afirmou Wilson Santiago.
O ramal proposto passaria por municípios como Pombal, São João do Rio do Peixe, Sousa e Cajazeiras, conectando diversas regiões e fomentando o desenvolvimento. O deputado ainda destacou que a exclusão da Paraíba do traçado principal é injusta, já que os estados vizinhos estão contemplados no projeto da Transnordestina.
O histórico e o futuro da Transnordestina
Iniciado em 2002, o projeto da Ferrovia Transnordestina prevê 1.757 km de extensão, mas apenas 62% das obras foram concluídas até agora. A ferrovia conecta os portos de Suape (PE) e Pecém (CE), “margeando” a Paraíba. Para Wilson Santiago, incluir o estado no trajeto principal é um passo necessário para a integração regional e o fortalecimento econômico.
“O cenário atual é propício para a concretização desse sonho. A Paraíba possui um traçado estratégico que pode alavancar o crescimento de várias regiões. Precisamos lutar por essa inclusão, que beneficiará toda a população”, concluiu o deputado.
Fonte: Blog Bruno Lira
Siga o PB24HORAS no Instagram