“contador”
sábado, 4 de maio de 2024

Após plantio de arroz irrigado quase desaparecer, expectativa é de safra recorde em Orós

Últimas notícias
Plantio de arroz nas varzeas do Oros
Foto Reprodução: Honório Barbosa

“Vamos ter uma safra que há muito tempo não se via aqui na bacia do (açude) Orós, será uma produção recorde”. A fala do diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva, cheia de alegria, expressa a retomada do cultivo do grão depois de pelo menos oito anos seguidos de queda por causa da seca do reservatório, que é o segundo maior do Ceará.

Além da escassez de água que impedia a irrigação da rizicultura, o preço do grão estava muito baixo e desestimulava os produtores rurais. Entretanto, o cenário nas várzeas do Orós começou a mudar em 2020 e neste ano se prepara para uma safra recorde em comparação com a década passada.

A produção de arroz neste ano é estimada em 5.600 toneladas, 40% a mais do que em 2020 (4.000 toneladas) e superior a 2019, que foi de apenas 176 toneladas do grão. A expectativa do cultivo na atual safra é de chegar em torno de 700 hectares. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Iguatu.

CULTIVO DO ARROZ IRRIGADO QUASE DESAPARECEU


No triênio 2017 a 2019, por causa da redução de volume de água no açude, a área de cultivo do grão irrigado quase desapareceu. Em 2019, foram cultivados apenas 40 hectares. Uma queda de 98% em comparação com as décadas de 1970 a 1990, quando a atividade prosperou e eram cultivados cerca de 2 mil hectares, em média.

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Candidato morre após mal súbito em teste físico em concurso da Polícia

Incidente fatal em teste físico da Polícia Militar da PB gera comoção e questionamentos. Tragédia no teste de aptidão física...

ARTIGOS RELACIONADOS