Anvisa aprova vacina contra dengue do Butantan em dose única para 12-59 anos. Vacina segura com alta eficácia e produção ampliada para 2026

A Anvisa aprovou a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, a primeira no mundo em dose única. A Butantan-DV será aplicada na população de 12 a 59 anos, facilitando a campanha de imunização. O Ministério da Saúde ainda definirá o começo da aplicação da vacina contra dengue. Com eficácia comprovada, a vacina traz esperança no combate à doença.
A vacina deve integrar o Programa Nacional de Imunizações (PNI) em breve. Mesmo antes da liberação, o Butantan já produziu mais de um milhão de doses. Em parceria com a chinesa WuXi, a produção será ampliada para cerca de 30 milhões de doses em 2026. A expansão da produção mostra o compromisso diante do crescimento dos casos de dengue no país.
O estudo clínico, com mais de 16 mil voluntários em 14 estados, demonstrou 74,7% de eficácia geral da vacina Butantan-DV. A proteção contra dengue grave alcança 91,6%, e não houve hospitalizações por dengue entre os vacinados. Os efeitos colaterais são leves e raros, garantindo segurança para a população. O avanço representa um marco na luta contra a dengue no Brasil.
Fonte: CBN