Empresa usou item vencido na produção da maionese Fugita; medida vale até que a Fugini de adeque às normas da Anvisa

Foto: Divulgação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini, da Fugini Alimentos Ltda., localizada em Monte Alto, em São Paulo. A medida, segundo a agência, é preventiva e foi adotada após encontrarem “falhas graves” nas Boas Práticas de Fabricação. Um dos produtos estava sendo fabricado com matéria-prima vencida. Em nota, a empresa afirma que produtos já adquiridos pelos consumidores “estão seguros” e que não há recall dos alimentos.
De acordo com a agência, a decisão foi tomada após inspeção sanitária conjunta realizada entre Anvisa, Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e Vigilância Sanitária Municipal de Monte Alto (SP). Na ação foram identificadas falhas relacionadas à “higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros”, diz a nota. Essas falhas, segundo a Anvisa, podem impactar na qualidade e segurança do produto final.
A medida foi publicada na segunda-feira (27). A suspensão da comercialização, distribuição e uso é válida apenas para os produtos em estoque na empresa. Os principais alimentos fabricados pela empresa são molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maionese e mostardas.
A suspensão da fabricação ficará válida até que a empresa adeque o processo de fabricação de seus produtos às Boas Práticas de Fabricação.
Em nota divulgada nas redes sociais, a Fugini afirma que a vistoria em uma das fábricas “gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos, respeitamos e, rapidamente, alteramos os pontos indicados”. A empresa destacou ainda que “não há nenhum lote com recall e a comercialização e consumo dos nossos produtos seguem normalmente, nos pontos de vendas do varejo”.
Siga o PB24horas Instagram