Arquiteta de Uiraúna se destaca na capital paraibana

Facebook
WhatsApp
Telegram
Email

Arquitetura Minimalista: Sucesso em João Pessoa

Arquiteta de Uirauna se destaca na capital paraibana

O lema “menos é mais” é levado a sério quando se trata do estilo de arquitetura minimalista. A arquiteta Olívia Ferreira, de Uiraúna, se destaca em João Pessoa por aplicar essa filosofia em seus projetos. “A gente sempre pensa: ‘O que é que eu ainda posso tirar desse ambiente?’”, comenta Olívia, enfatizando a essência do minimalismo: valorizar o essencial e eliminar o supérfluo.

Ligada ao modernismo, essa estética emprega poucos elementos, prioriza formas simples e cores neutras. No entanto, Olívia ressalta que, embora visualmente atrativo, o minimalismo nem sempre é prático. “Na arquitetura, o minimalismo sempre foi muito questionado justamente por não oferecer praticidade”, explica. Ela aponta que projetos minimalistas podem funcionar para pessoas solteiras, mas não para famílias. “Em casa que tem criança, a decoração é o brinquedo”, brinca Olívia.

A arquiteta lembra do exemplo da mansão minimalista de Kim Kardashian, famosa por seus cômodos quase vazios. Segundo Olívia, manter um ambiente assim exige uma equipe para organização constante. “Embora pareça fácil de limpar, qualquer sujeira ou bagunça fica muito evidente”, observa. Em João Pessoa, poucos clientes pedem projetos minimalistas, e muitos desconhecem o verdadeiro significado do termo. “Às vezes, eles só querem evitar excessos, mas isso não é minimalismo”, esclarece Olívia.

A pandemia da Covid-19 também impactou a preferência por ambientes minimalistas. “As pessoas passaram a valorizar mais a natureza, fotos da família e objetos de valor sentimental”, diz a arquiteta. Atuando em João Pessoa, Olívia Ferreira costuma montar apartamentos decorados para construtoras, mostrando que é possível aproveitar bem o espaço sem excessos. “A intenção é mostrar que cabe muita coisa, mesmo com o espaço reduzido”, conclui.

Fonte: Jornal União

Siga o PB24HORAS no Instagram

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe seu comentário:

Noticias Relacionadas