Entenda como a bebida pode afetar o estômago e a saúde

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, mas será que ele provoca gastrite? De acordo com especialistas, o café pode estimular a produção de ácido gástrico, o que pode causar desconforto em pessoas com estômago sensível.
O gastroenterologista Rogério Alves explica que a cafeína e compostos fenólicos presentes no café podem irritar o revestimento do estômago em algumas pessoas, agravando condições como gastrite e refluxo. Entretanto, o café não é um vilão para todos.
VEJA TAMBÉM: Bets autorizadas no Brasil: Veja a lista completa
Embora possa irritar o estômago, o café também tem benefícios para o sistema digestivo. Segundo o cirurgião Sidney Klajner, o café estimula a motilidade intestinal, ajudando em casos de constipação. Inclusive, ele é recomendado em pós-operatórios para estimular o funcionamento do intestino.
O segredo está na moderação. O consumo excessivo pode levar a desconfortos, mas dentro da quantidade recomendada, ele não precisa ser evitado. Especialistas sugerem que até 400mg de cafeína por dia (3 a 4 xícaras) são seguras.
Quem tem problemas gastrointestinais, como gastrite ou refluxo, deve prestar atenção ao próprio corpo. A cirurgiã Vanessa Prado lembra que o café é um irritante da mucosa gástrica, mas não causa gastrite automaticamente. Cada pessoa deve observar como o corpo reage à bebida.
Para aqueles que têm maior sensibilidade, a dica é optar pelo café descafeinado ou de baixa acidez. Além disso, evitar o consumo de café em jejum pode ajudar a prevenir a produção excessiva de ácido gástrico.
Fonte: Globo.com
Siga o PB24HORAS no Instagram