Projeto visa melhorar o atendimento e tratamento de fibromialgia e outras síndromes no Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que estabelece diretrizes para o atendimento de pessoas com fibromialgia e outras síndromes no Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta, que segue para o Senado, visa melhorar o tratamento e a qualidade de vida dos pacientes.
O projeto, de autoria do deputado Dr. Leonardo (Republicanos-MT), contempla também síndromes como a Fadiga Crônica e a Dor Regional Complexa. Segundo o relator, deputado Josenildo (PDT-AP), as mulheres entre 35 e 55 anos são as mais afetadas por essas condições.
VEJA TAMBÉM: Lula sanciona nova Lei dos Concursos
Entre as diretrizes, está a criação de uma avaliação biopsicossocial, que permitirá que pacientes com essas doenças sejam tratados de forma semelhante às pessoas com deficiência. Isso garante um acompanhamento mais completo e individualizado.
Outro ponto importante é a capacitação de profissionais especializados e a promoção de pesquisas científicas para entender melhor a magnitude dessas doenças no Brasil. Além disso, o projeto busca facilitar o acesso dos pacientes ao mercado de trabalho.
Por fim, a proposta ainda prevê a criação de um cadastro único para pessoas com fibromialgia e síndromes associadas, visando um acompanhamento mais efetivo de suas condições de saúde e das necessidades assistenciais.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Siga o PB24HORAS no Instagram