Caso ocorreu no Texas após a energia elétrica da clínica ter acabado no momento do procedimento cirúrgico

Pense na seguinte situação: você é um médico e está prestes a começar uma cirurgia quando, de repente, a energia acaba. O paciente não poderá fazer o procedimento em outra data e não há um gerador de energia no local. O que você faria? Essa situação para lá de tensa aconteceu na vida real e o médico optou por usar sua picape elétrica da Rivian para manter os aparelhos funcionando.
Bom, vamos explicar: no dia 1º de setembro, o médico norte-americano Christopher Yang contou em sua conta do Twitter que realizou a “provável 1ª vasectomia impulsionada por uma Rivian”. O urologista que atua em Austin, no Texas, é dono de uma Rivian R1T, picape elétrica de nada menos do que 846 cv de potência e 125,5 kgfm de torque.
“Minha equipe e eu estávamos discutindo se deveríamos cancelar a vasectomia devido à falta de energia. Um deles mencionou, brincando, que deveríamos executá-la por meio do Rivian”, disse Yang, que acrescentou: “Depois de pensar mais, parecia que iria funcionar. Discuti os riscos e benefícios com o paciente, e ele concordou em prosseguir.”
Embora a potência seja de causar inveja, foi o parrudo pacote de baterias de 135 kWh que conseguiu manter os aparelhos da cirurgia ligados enquanto Yang fazia a operação. Segundo o médico, o procedimento ocorreu bem.

Recarga bidirecional
Em tese, carros elétricos podem servir como gerador de energia e carregar equipamentos eletrônicos (e até outro veículo elétrico). No entanto, precisam estar preparados para esse tipo de recarga, chamada de bidirecional. Em alguns casos, o próprio Wallbox consegue inverter a recarga.
Rival da Rivian, a Ford F-150 Lighting, por exemplo, oferece uma tecnologia chamada “Intelligent Backup Power” que permite que a caminhonete funcione também como um gerador de energia. Com a carga completa, a picape pode fornecer energia a uma casa de tamanho médio por até três dias, já que é capaz de descarregar até 9,6 kW (7,2 kW na versão híbrida).
Desse modo picape pode ligar televisões, geladeiras, bicicletas e ferramentas elétricas. Assim que a energia for restaurada para a casa, a caminhonete volta automaticamente a carregar sua bateria.
Siga o PB24horas Instagram