
A Sindicância da Prefeitura de Fortaleza que apurou as irregularidades na vacinação do cantor Wesley Safadão; da esposa, a influenciadora Thyane Dantas; e da produtora Sabrina Tavares Brandão, identificou que a facilitação para a imunização do cantor e da produtora fora do local previstos inicialmente, e da influencer, que sequer estava agendada, deu-se na triagem no posto de vacinação, no North Shopping Jóquei.
Nenhum dos três teve o agendamento conferido e todos foram conduzidos por dois funcionários terceirizados diretamente para o espaço de vacina, onde ocorria aplicação de dose única da Janssen. A facilitação ocorreu, conforme evidências da Sindicância, às quais o Diário do Nordeste teve acesso, por solicitação de uma servidora municipal da área da saúde.
Conforme já divulgado, a averiguação realizada pela gestão municipal resultou na instauração de Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) no caso da servidora, cujas iniciais são J. M. O. S. e os funcionários terceirizados J. L. A. F. e D. F. S. foram devolvidos à empresa de origem e não têm mais contrato com a Prefeitura.
A servidora envolvida não fazia parte da equipe de vacinação neste posto, mas teria atuado ligando para uns dos terceirizados no dia da imunização do casal e da produtora.
Com base nos depoimentos, nas imagens das câmeras de segurança fornecidas pelo shopping e no registro de conversas em aplicativos, os documentos da Sindicância traçam um passo a passo do dia da ocorrência.
Confira registros indicados na Sindicância:
Nome: Wesley Oliveira da Silva
Data de nascimento: 06/09/1988
Data de cadastro: 08/06/2021
Data de agendamento: 08/07/2021
Local: Centro de Eventos do Ceará – Salão Taíba, 12h
Data de atendimento: 08/07/2021, 10h09min
Vacina tomada: Janssen
Lote: 211A21A
Nome: Thyane Dantas Oliveira
Data de nascimento: 18/02/1991
Data de cadastro: 23/06/2021
Data de agendamento: Não houve
Data de atendimento: 08/07/2021, 10h10min
Vacina tomada: Janssen
Lote: 211A21A
No dia 8 de julho, conforme indicado na averiguação da Prefeitura, 17 pessoas estavam escaladas e integravam a equipe de vacinação no local. O terceirizado D. F. S. era o supervisor da imunização. O outro, J. L. A. F., integrava a equipe da triagem.
Antes de Wesley e as demais pessoas que o acompanhavam chegarem ao local, foi informado à equipe, segundo depoimentos, que o supervisor e o terceirizado da triagem seriam os responsáveis por receberem as pessoas que estivessem com a vacina agendada, mas não fosse para aquele posto, como ocorreu com Wesley. Foi indicado, segundo os depoimentos, que esse procedimento seria aceito ainda que o agendamento fosse para outro lugar, contudo, esses casos seriam separados na triagem.
Processo de vacinação tem 3 etapas:
-Triagem: etapa na qual, dentre outros, deve ser checado se a pessoa está cadastrada, está na lista, devem ser conferidos documentos como RG e CPF, se faz parte do público-alvo em questão, e entrega do comprovante de residência.
-Registro: após a triagem, o público é encaminhado para que as informações sejam inseridas no sistema digital, é confeccionado o cartão de vacina e há encaminhamento para a fila da vacina.
-Vacinação: devem ser conferidas as informações que constam no cartão com a pessoa a ser vacinada, com ênfase nas relacionadas às questões de saúde.
Conforme a Sindicância, mesmo sem a triagem inicial, Wesley, Thyane e Sabrina foram conduzidos para a segunda etapa. Nesse processo, tanto a registradora das vacinas, como a aplicadora, em depoimento à Sindicância explicam o procedimento realizado, e informaram que como eles haviam passado pela triagem, não desconfiaram de irregularidades.
As pessoas ouvidas também mencionam que, por serem figuras públicas, houve um certo deslumbramento com a presença dos dois. Além disso, ao menos dois depoimentos reiteram que, no caso de Thyane, a mesma confirmou ter 31 anos, mesmo a idade verdadeira sendo 30 anos.
Nesta quarta-feira (15) o Diário do Nordeste tentou contato com os três profissionais apontados na sindicância como sendo os responsáveis pela facilitação do acesso à vacinação. Os dois terceirizados não quiseram se pronunciar sobre o assunto. Já a servidora não atendeu às ligações. A assessoria de Wesley Safadão informou que o cantor não irá comentar o caso.
Siga o PB24horas Instagram