“contador”
sexta-feira, março 29, 2024

Confira como dessalgar corretamente o bacalhau

Últimas notícias
dessalgar corretamente o bacalhau
Imagem: Reprodução Guia da Cozinha

Diferentemente dos outros anos, a comemoração da Sexta-feira Santa e do almoço de Páscoa será com menos pessoas reunidas em volta da mesa. Talvez até sozinho. No entanto, para muitos a importância da data merece uma refeição especial, com o tão querido bacalhau como a estrela do prato.

Afinal, o que é bacalhau?

Vamos ser reto e direto: o bacalhau não é um único peixe. Na realidade, existe mais de um tipo de bacalhau no mercado, o verdadeiro e mais valorizado é o da espécie Gadus morhua, também conhecido como Bacalhau Porto Imperial. E os outros, que possuem uma carne considerada menos nobre, vêm da espécie Gadus macrocephalus.

No mercado, podemos encontrar as duas espécies à venda, obviamente uma com um valor mais alto do que a outra. Os peixes que viram o bacalhau são de água fria e, por isso, é importante que eles não sejam preparados em fogo muito alto ou durante muito tempo, pois podem ficar ressecados.

O bacalhau, geralmente, é vendido sem cabeça porque não é um peixe típico do Brasil e, até chegar aqui, passa pela técnica de salga e é retirada a cabeça para vender em outros países que a utilizam em diversos pratos. Aliás, aqui no Brasil encontramos com mais frequência o bacalhau em postas ou em lascas, salgados ou que já foram submetidos ao processo de dessalgar.

Por que o bacalhau é cheio de sal?

Por incrível que pareça, esses peixes passam por um processo de salga para ficarem com o sabor que chega até às nossas mesas. Esse procedimento serve também para retirar a umidade e conservá-los frescos por mais tempo.

Mas, claro, não é nada recomendado consumir o peixe cheio de sal, por isso, por mais contraditório que pareça, é necessário dessalgar o bacalhau para preparar nossas receitinhas favoritas.

Por fim, como dessalgar o bacalhau?

Comprar o bacalhau seco e salgado sai mais em conta do que aquele que está dessalgado e congelado, isso porque a primeira opção dá mais trabalho pois é necessário dessalgá-lo. Mas, fique tranquilo, que o procedimento não é tão difícil, só é um pouco demorado.

Primeiro, você vai retirar o excesso de sal colocando as postas, as lascas ou os pedaços do bacalhau em uma vasilha com a pele virada pra cima e deixar cair um fio de água corrente por aproximadamente 10 minutos.

Depois, você vai cobrir ele com água bem gelada e colocar a vasilha dentro da geladeira. A temperatura da água precisa ser fria para deixar o peixe mais macio e consistente, além de evitar que exale cheiro forte na fase de preparo.

Você vai manter o bacalhau na geladeira por, pelo menos, 24 horas. O indicado é trocar a água 3 ou 4 vezes durante esse período. E não se esqueça de adicionar sempre água gelada. Prontinho! Fácil, não é?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Fim das buscas em Mossoró: foco agora é investigação

Força-tarefa altera estratégia após 45 dias de operação intensa A força-tarefa responsável pelas buscas aos fugitivos da Penitenciária Federal de...

ARTIGOS RELACIONADOS