Aneel anuncia bandeira amarela nas contas de luz em maio, com cobrança extra de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

A conta de luz terá cobrança extra em maio, conforme decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A partir do próximo mês, a bandeira tarifária amarela será aplicada, gerando um custo adicional de R$ 1,885 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A medida ocorre após cinco meses de bandeira verde, período em que não havia acréscimos nas tarifas.
De acordo com a Aneel, a mudança se deve à redução das chuvas, típica da transição entre o período úmido e o seco. Com menos água nos reservatórios, a geração hidrelétrica fica comprometida, obrigando o maior uso de usinas termelétricas, que possuem custos de produção mais elevados. A expectativa é de que os preços da energia elétrica continuem pressionados nos próximos meses.
VEJA TAMBÉM: Câmara de Poço Dantas realiza sessão ordinária
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias alerta sobre as condições de geração de energia no país. A bandeira verde indica situação favorável e sem custo adicional. Já as bandeiras amarela e vermelha representam maior custo, refletindo o acionamento de fontes mais caras. A cobrança extra é aplicada sobre cada 100 kWh consumidos pelos consumidores residenciais, comerciais e industriais.