“contador”
quarta-feira, 1 de maio de 2024

Covid: vacina em spray nasal brasileira recebe aporte milionário e pode entrar em breve em testes clínicos

Últimas notícias

Desenvolvido na USP, projeto do imunizante teve R$ 30 milhões liberados pelo Ministério da Saúde

covid vacina em spray nasal brasileira recebe aporte milionario e pode entrar em breve em testes clinicos
Foto Reprodução: CDC / Unsplas

A vacina em spray nasal para a Covid-19 em desenvolvimento pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (InCor/USP) teve um aporte de R$ 30 milhões liberado pelo Ministério da Saúde. Com a verba, o instituto conseguirá dar início à produção inicial de doses que serão utilizadas nos testes clínicos em humanos.

“A liberação desse recurso significa um impulso muito grande no desenvolvimento dessa vacina nacional. Vamos agora avançar com o projeto e para os testes clínicos em voluntários”, afirma Jorge Kalil, diretor do Laboratório de Imunologia do InCor e professor titular de Imunologia Clínica e Alergia da FMUSP, responsável pela vacina, em comunicado.

O aval para os estudos com voluntários já foi solicitado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ainda no final de 2021. No mês passado, os pesquisadores afirmaram que o pedido encontra-se na fase de apresentar documentação para comprovar que a produção das unidades que serão utilizadas foram realizadas seguindo os critérios sanitários da agência.

Para isso, os pesquisadores estão em tratativas com fabricantes internacionais de vacinas que devem seguir as normas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) estipuladas pela Anvisa. A busca por empresas de fora ocorre pela indústria nacional não produzir a tecnologia utilizada no imunizante – o que tem dificultado o andamento dos testes clínicos.

Desenvolvido em parceria da Faculdade de Medicina (FMUSP) com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Instituto de Ciências Biomédicas da USP e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, a nova vacina utiliza biomoléculas sintéticas derivadas de proteínas que compõem o Sars-CoV-2, vírus da Covid-19, em vez da própria proteína S do coronavírus, adotada pela maioria dos imunizantes atuais.

“As pesquisas experimentais realizadas até agora mostram que os animais imunizados apresentam altos níveis de anticorpos IgA e IgG e também uma resposta celular protetora. Neste momento da pandemia e conforme a população brasileira se vacinou de forma expressiva contra a covid-19, a proposta desta vacina é ser um imunizante de reforço capaz de barrar a infecção e disseminação do vírus pelas vias áreas”, explica Kalil.

Além disso, é uma das únicas vacinas que utilizam o meio nasal para induzir a resposta imunológica. Versões semelhantes desenvolvidas pelas farmacêuticas CanSino e Bharat Biotech já foram aprovadas na China e na Índia, respectivamente – com a fórmula chinesa atualmente em análise na Anvisa. Porém, são incomuns nos demais países.

Kalil explica que a administração pelas vias aéreas superiores busca induzir uma melhor imunidade local contra o vírus da Covid-19, aumentando assim a capacidade de barrar a entrada do vírus no corpo. Para isso, os cientistas brasileiros também desenvolveram nanopartículas em que a proteína vacinal é inserida, capazes de atravessar a barreira de cílios e muco presentes no nariz e chegar às células.

“A nossa proteína foi testada exaustivamente em modelos animais. Paralelamente, após o teste de mais de 50 formulações, definimos a melhor nanotecnologia que carregasse nosso antígeno pelos cílios, atravessasse a barreira de muco e se fixasse na mucosa nasal induzindo forte resposta imune celular e mucosa, local e sistêmica. Esta formulação foi testada no como indutora de defesa em camundongos ACE-2 e mostrou-se protetiva, confirmando a tese de conceito”, explicou Kalil em comunicado, em dezembro.

Siga o PB24horas Instagram

Receba notícias do pb24horas no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/pb24horas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Sessão solene em Uiraúna celebra novos cidadãos honorários

Noite de homenagens reconhece contribuições valiosas para o desenvolvimento local Na última segunda-feira, a Câmara Municipal de Uiraúna realizou uma...

ARTIGOS RELACIONADOS