“contador”
quinta-feira, 9 de maio de 2024

Debate na Globo: veja horário, regras e ordem do embate entre presidenciáveis

Últimas notícias

O último debate entre os candidatos à presidência da República ocorre nesta quinta-feira (29/9), na TV Globo. Embate terá apenas perguntas entre candidatos

debate na globo veja horario regras e ordem do embate entre presidenciaveis
Foto Reprodução: G1

O último debate entre os candidatos à Presidência da República, antes do primeiro turno das eleições, ocorre nesta quinta-feira (29/9), na TV Globo, e já tem as regras definidas. Com mediação do jornalista William Bonner, o embate começará às 22h30, após a novela Pantanal, e colocará os presidenciáveis em confronto direto, por quatro blocos seguidos.

O evento será transmitido pela televisão, no canal aberto da Globo, pelo Globoplay e ao vivo pelo g1. De acordo com a programação da TV Globo, o debate poderá durar até às 1h40 da sexta-feira (30/9).

Confira abaixo as informações sobre o debate:

Quais candidatos participarão do debate da Globo?
Sete presidenciáveis foram convidados para o debate, escolhidos por meio do critério de representatividade dos partidos no Congresso Nacional — de no mínimo cinco parlamentares. Além disso, a Globo informou que os convidados precisavam apresentar nenhum impedimento na Justiça — eleitoral ou comum.

Assim, Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Felipe D’Ávila (Novo), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União) são os candidatos que participarão do embate.

Como foi definida a ordem de posicionamento dos presidenciáveis?
De acordo com a emissora, a posição dos candidatos no estúdio foi definida por meio de ordem alfabética. Assim, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que lideram as pesquisas eleitorais, estarão posicionados longe um do outro, mas ficarão próximos dos dois adversários que se alternam no terceiro lugar: Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

Em geral, as bancadas serão posicionadas dessa forma: Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL) e Padre Kelmon (PTB) serão os primeiros e estarão lado a lado; na sequência, Felipe D’Ávila (Novo), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União) completam os púlpitos.

Quantos blocos o debate terá?
O debate será dividido em quatro blocos. O segundo e o quarto terão perguntas, obrigatoriamente, de temas definidos por sorteio, feito pelo mediador William Bonner. No início de cada um dos blocos, Bonner se dirigirá a uma urna e escolherá o tema.

Os outros blocos — o primeiro e o terceiro — terão perguntas de temas livres. Ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais.

Quem fará as perguntas do debate?
Diferente de outros debates, o último embate entre os presidenciáveis terá apenas o confronto direto entre eles. Ou seja, apenas os candidatos farão as perguntas — sem a participação de perguntas feitas por profissionais da imprensa.

Quanto tempo as perguntas e as respostas devem durar?
A ordem de quem fará as perguntas será sorteada previamente. O candidato escolhe para quem direciona sua pergunta — o escolhido não poderá ter respondido a uma pergunta anteriormente no mesmo bloco.

Os candidatos deverão fazer a pergunta em até 30 segundos e terão um minuto para a réplica. Já o candidato que responder terá três minutos para dividir como quiser entre a resposta e a tréplica.

A dinâmica é a mesma nos blocos com temas definidos. A diferença é que o tema das perguntas será sorteado antes dos candidatos iniciarem os embates.

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

AGU processa Pablo Marçal por falsas alegações sobre enchentes

Ação judicial busca corrigir desinformação sobre trabalho militar em catástrofe no RS A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou uma medida...

ARTIGOS RELACIONADOS