“contador”
quinta-feira, 16 de maio de 2024

Dia da Mentira: a origem surpreendente da tradição anual

Últimas notícias

De decisão real a tradição global: a jornada histórica do 1º de abril

Dia da Mentira: a origem surpreendente da tradição anual
OUVIR NOTÍCIA

“Mentira tem perna curta”, mas em 1º de abril ela ganha liberdade total. É o Dia da Mentira, momento para se divertir com pequenas enganações e brincadeiras saudáveis entre amigos e familiares. Mas, você sabia que essa tradição tem mais de cinco séculos? A história começa na França, por uma decisão do rei Carlos IX.

O Dia da Mentira surgiu durante a Idade Média. Contrário ao que muitos pensam, não é uma tradição exclusivamente brasileira. A origem da data remonta à França do século XVI, com um fundo histórico bastante interessante. Naquele tempo, o ano novo era comemorado em 1º de abril, seguindo o calendário juliano. No entanto, com a adoção do calendário gregoriano por decreto de Carlos IX em 1564, começou uma tradição que se espalharia pelo mundo.

A resistência à mudança deu origem ao termo “bobo de abril”, identificando aqueles que ainda celebravam o ano novo na data antiga. Eram alvos de piadas e brincadeiras, marcando assim o 1º de abril como o Dia da Mentira. Com o tempo, a tradição ultrapassou fronteiras, sendo hoje celebrada em várias partes do mundo, sempre com um espírito de leveza e humor.

Siga o PB24HORAS no Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Bar do Cuscuz multado por despejo de esgoto

A Operação Praia Limpa, conduzida pela Sudema, resultou em uma multa pesada para o Bar do Cuscuz. O estabelecimento...

ARTIGOS RELACIONADOS