Em casa na quarentena

Reprodução

Em tempos de distanciamento social, o Guia da Cozinha quer ficar juntinho com você. Por isso, reunimos nesta Foodlist dicas e receitas práticas para que você tenha uma certeza em tempos de incerteza: você pode, do seu jeito, continuar se alimentando bem.

Se ficar em casa é o melhor jeito de enfrentar a pandemia do coronavírus, cozinhar receitas fáceis e práticas – a especialidade do Guia da Cozinha – é uma maneira de passar pelo isolamento com mais conforto e sabor. Nesta Foodlist, você vai encontrar tudo o que precisa para comer bem durante a quarentena. Tem solução de alimentação para quem precisa aprender o básico de culinária (vai ter receita de arroz e feijão, sim), para quem está trabalhando em home office e precisa de um almoço a jato, assim como receitas para fazer com as crianças que estão em casa. Aqui você também encontra uma lista de compras para sobreviver à quarentena, com idas menos frequentes ao mercado; orientações para higienizar os alimentos e para pedir comida no delivery. Vem com a gente!

O que comprar na quarentena: alimentos que duram na despensa e na geladeira

O momento, mais do que nunca, exige planejamento para reduzir as idas ao mercado. Alguns ingredientes são coringas na cozinha, porque rendem pratos diferentes, além de terem longa validade. São eles que estão na lista abaixo. Faça uma limpa na sua despensa, confira o que está faltando, e vamos à lista de compras da quarentena:

Alimentos não perecíveis:

Arroz: branco, integral, arbório… É a base das nossas refeições e pode virar arroz de forno cremoso, risoto de tomate seco e até arroz doce.

Feijão: mais abaixo você vai aprender a cozinhar o feijão perfeito, que pode virar estas 22 receitas com feijão para surpreender a família.

Grão-de-bico: ele vira pasta de grão-de-bico, hambúrguer de grão-de-bico, sopa, salada e até aperitivo, como o grão-de-bico crocante.

Cuscuz marroquino: fica pronto em minutos e tem longa validade. É um acompanhamento perfeito, como nesta receita de frango assado com cuscuz marroquino e também pode ser prato principal: cuscuz marroquino com filé suíno.

Macarrão: espaguete, penne, gravatinha e muitas outras. Você pode combinar com molho de tomate, molho branco, molho pesto. Receitas de massa não faltam!

Enlatados e conservas

Sardinha e atum: os peixes enlatados são ingredientes de receitas fáceis como gratinado de sardinha, brusqueta de sardinha, torta de atum de liquidificador e wrap de atum com salada.

Azeitonas: deixa qualquer comida mais interessante e ainda vira azeitona recheada à milanesa, canapé de azeitona preta e lanche de frango, abacate e azeitona.

Tomate pelado: ele dá cor aos ensopados e também às massas, como neste molho de tomate e ricota com cobertura crocante.

Alimentos perecíveis

Carnes: carne de porco e frango são mais baratos e rendem muitas receitas. Entre as carnes de bovinas, as opções econômicas, e não menos saborosas, são acém e músculo.

Queijo parmesão: por ser maturado, ele dura mais do que outros queijos. Vai muito bem em qualquer massa e também na alcatra com crosta de parmesão, no pão de queijo e na almôndega de frango ao molho parmesão.

Iogurte natural: no café da manhã ou lanche da tarde, é o melhor amigo da granola caseira e também nas receitas de chips de legumes com molho de iogurte e bolo de limão e iogurte com leite condensado.

Ovo: dura até um mês na geladeira e é muito versátil. Veja 7 receitas com ovos para quem tem preguiça de cozinhar e 18 dicas de culinária para preparar o ovo perfeito.

Legumes e vegetais: escolha os que duram mais

Legumes: cebola, batata-doce, batata, beterraba, chuchu, abóbora, rabanete, repolho e acelga.

Frutas: limão, laranja, maçã e uva.

Inclui também na lista, se não tiver em casa: azeite, manteiga, óleo, pimenta do reino, sal e açúcar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui