Enem: psicólogos dão dicas de como conter ansiedade na reta final para os exames

Facebook
WhatsApp
Telegram
Email
enem psicologos dao dicas de como conter ansiedade na reta final para os
Foto Reprodução: Marcelo Casal Jr/Agencia Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acontecerá nos dias 17 e 24 de janeiro. Milhares de estudantes que irão prestar a prova falam sobre a ansiedade e o nervosismo que a reta final traz. Porém, para obter um bom desempenho na prova, não basta estar com os estudos em dia, pois a preservação de uma boa saúde mental vem como uma aliada para se ter bons resultados é o que avaliam psicólogos.

Segundo, a psicóloga Aracoeli Ramalho a ansiedade é comum quando se está às vésperas de um concurso tão importante, mas acrescenta que os candidatos devem agir no sentido de controlar o sentimento excessivo que pode ser muito prejudicial. “A descarga de cortisol pode acarretar bloqueio de pensamentos e memórias. Os mais ansiosos são os mais prejudicados no processo e por isso devem agir para evitar isso. Esse é o momento de se desligar, relaxar, ver um bom filme, tomar um banho de mar, se alimentar bem. Uma mente relaxada acessa as memórias mais facilmente”.

Assim também pensa o psicólogo Alex Fabian Batalha, onde destaca que quando um evento importante está prestes a acontecer, é comum que as pessoas criem expectativas, entretanto, com o Enem, o assunto se torna um pouco mais intenso. “Envolve expectativas do futuro do estudante, por parte dele, dos familiares e até mesmo da própria escola ou cursinho preparatório que ele faz parte. Todas essas expectativas geram uma pressão e consequentemente uma ansiedade a qual o estudante não consegue lidar”, comentou destacando ainda que a ansiedade em si não é algo ruim, porém, ela se torna negativa quando não é administrada de forma saudável. “A prova do Enem gera ansiedade e expectativa, então quando o estudante fica pensando em questões como ‘E se eu não conseguir?’; ‘E se eu não passar?’; ‘O que minha família vai pensar de mim?’. Ele vai transformou a ansiedade em um quesito negativo em sua trajetória de preparação”, finalizou.

Confira algumas dicas:

  • Controlar os pensamentos. Se o estudante alimenta os pensamentos negativos com frequência, ele gera emoções negativas. O ideal é priorizar e dar destaque aos pensamentos positivos durante esse período.
  • Acompanhamento psicológico. Os profissionais destacam a importância de se buscar um acompanhamento profissional não só em casos em que o estudante não consegue lidar com os pensamentos e emoções negativas, mas também na reta final de preparação para que o equilíbrio possa ser restaurado e mantido.
  • Cuidar do bem estar físico e emocional. Segundo os profissionais, na reta final os estudantes costumam não relaxar, ficam mais tensos e intensificam os estudos, porém, o recomendado é que as outras áreas que influenciam no bem estar do estudante também sejam cuidadas, a exemplo de manter uma alimentação mais leve para evitar mal estar, praticar exercícios físicos, atividades de lazer e descanso.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe seu comentário:

Noticias Relacionadas