“contador”
terça-feira, 30 de abril de 2024

Ernesto Paglia encerra contrato com TV Globo após 43 anos na emissora: – A gente se vê por aí

Últimas notícias

O marido de Sandra Annenberg sairá da empresa no final de dezembro e deixou uma carta para os colegas

ernesto paglia encerra contrato com tv globo apos 43 anos na emissora a gente se ve por ai
Foto: Reprodução

Após 43 anos atuando como repórter na TV Globo, Ernesto Paglia não renovou o contrato com a emissora. Tivemos acesso à carta de despedida de Paglia aos colegas e também ao esclarecimento do diretor de jornalismo, Ali Kamel. 

O marido de Sandra Annenberg iniciou o ciclo na empresa em 1979, após ter se graduado na USP. Desde então, participou de grandes programas e fez cobertura históricas pelo mundo. Na carta, ele agradeceu o tempo que passou junto com os colegas e relembrou a sua trajetória.

Confira a carta na íntegra:

43 anos e sete meses. Tempo demais numa única empresa, dizem hoje em dia. Quando comecei na TV Globo, em maio de 1979, um bom tempo de casa era atestado de competência. O certo é que esse longo período permitiu colecionar um repertório profissional que me enche de orgulho. Uma lista imensa de satisfações. Dá pra imaginar o peso dessa experiência na minha vida. Entrei na Globo com 20 anos [de idade] recém completados, saio às vésperas de fazer 64 [anos de idade]. No trabalho, dobrei minhas melhores expectativas. Em muitos casos, literalmente. Fui correspondente em Londres por duas vezes. Visitei Ártico e Antártida outras duas, cada. Viajei por dezenas de países. Fiz reportagens em todas as ilhas oceânicas brasileiras e em muitos dos seus parques nacionais. Perdi a conta das missões complexas que ajudei a destrinchar. Citando de memória… A libertação de Nelson Mandela em 1990, na África do Sul. No interior da Inglaterra, a primeira entrevista de Ayrton Senna como piloto da Fórmula 1. Dezessete anos depois, em Interlagos, a sua última participação numa matéria de TV. Cobri todas as visitas de Papas ao Brasil e mais algumas fora do país. Trabalhei em oito copas e quatro olimpíadas. 

Ele numerou seus entrevistados memoráveis:

Entrevistei Shimon Perez, Kofi Annan, Paul Krugman, Tim Berners-Lee. Tim Burton, Ney Matogrosso, Maria Rita, Cássia Eller, Cora Coralina, Gilberto Gil. Zubin Mehta, Maurice Bèjart, Placido Domingo. Gravei com Margareth Thatcher, Mikhail Gorbachev, Fidel Castro, François Mitterrand, Helmut Khol. Até de João Paulo II consegui arrancar algumas reações, num tempo em que Papa não falava com a imprensa. […] Tive o privilégio de realizar milhares de matérias de destaque para todos os telejornais da Globo. Até o fim. Escrevo esta despedida em Stanley, onde vim fazer matéria nas Ilhas Falklands/Malvinas. Um verdadeiro presente de despedida do Fantástico. Sou grato à TV Globo por todas essas oportunidades de aprender e explorar a linguagem da TV. Tive a sorte de embarcar na então Central Globo de Jornalismo quando um grupo de brilhantes veteranos tarimbados da imprensa escrita começava a mudar o telejornalismo brasileiro. As conquistas desse período estão por trás da qualidade exibida até hoje. Ajudei a formatar o novo Globo Repórter, quando o programa passou para a jurisdição do Jornalismo. Criei programa para a nascente Globo News, participei do desenvolvimento do formato inovador inaugurado pelo Globo Mar. Fiz a primeira entrada ao vivo da Antártida na TV brasileira! 

Ernesto se despediu dos colegas de profissão e de produção:

Nesta despedida da Globo, não posso deixar de agradecer às companheiras e companheiros que tanto me ensinaram, jornalistas com quem compartilhei dias e noites de trabalho, nas redações de todos os programas para os quais produzi. Obrigado aos colegas que estiveram ao meu lado em expedições inacreditáveis. […] Meu eterno reconhecimento aos jornalistas e técnicos com quem cruzei o Brasil. […] Minha gratidão aos geniais profissionais que embarcaram comigo em inúmeras travessias pelo Globo Mar, mareando em jangadas, iates ou navios militares para contar as histórias que acontecem além da arrebentação. Meu muito obrigado, também, a todos os especialistas de outras áreas, que viabilizaram todos esses trabalhos: editores de imagens, técnicos, motoristas, motoqueiros, pessoal administrativo. Televisão é trabalho de equipe, e tive a sorte de participar de algumas das melhores. Foi um privilégio ter sido repórter, na linha de frente da profissão, durante o riquíssimo período criativo dessas quatro décadas. 

Ali Kamel, por sua vez, contou como conheceu o jornalista. 

Recém terminada a Copa do Catar, pensei em começar este texto relembrando um episódio ocorrido há quarenta anos em Madri. […] Um jovem repórter da TV Globo, fluente em italiano, tinha sido escalado para acompanhar desde os primeiros treinos o time comandado pelo técnico Enzo Bearzot. Foi ganhando confiança e conseguindo furos que encheram de inveja os colegas europeus. No dia 11 de julho, quando a Itália venceu a Alemanha e levantou a taça do tri, nosso repórter foi interrompido, de forma rude, durante uma entrevista. Bearzot respondeu com um abraço e um beijo no jornalista da Globo. Aquele jovem repórter era Ernesto Paglia, então cobrindo a primeira de oito Copas do Mundo. Mesmo sendo, em suas próprias palavras, impermeável ao futebol, Paglia sabe contar histórias, com texto refinado e generosidade. Esse talento o transformou num dos nomes essenciais do telejornalismo brasileiro. 

Durante o texto, ele o parabenizou por muitas conquistas na carreira.

O bravo Ragazzo deixa pronto um Globo Repórter especial, parte das comemorações de 50 anos do programa. E há em gestação um projeto de documentário para o Globoplay. Ao Paglia, em meu nome e no da Globo, o nosso muito obrigado.

Siga o PB24horas Instagram

Receba notícias do pb24horas no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/pb24horas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Evangelho do dia (Jo 14,21-26)

No Evangelho de João, capítulo 14, versículos de 21 a 26, somos convidados a refletir sobre a promessa divina...

ARTIGOS RELACIONADOS