“contador”
quarta-feira, abril 17, 2024

EUA alertam: Vacina da Janssen associada a doença rara grave

Últimas notícias
eua alertam vacina da janssen associada a doenca rara grave
Foto Reprodução: © Shutterstock

A agência reguladora dos Estados Unidos Food and Drug Administration ( FDA), deverá anunciar ainda hoje um novo alerta a respeito da vacina da Johnson & Johnson, revelando que o imunizante foi associado a uma doença grave e rara do sistema imunitário, reporta o jornal The Washington Post.

Cerca de 100 relatos preliminares da síndrome de Guillain-Barre foram detectados após 12,8 milhões de doses da vacina da J&J terem sido administradas, afirmou em comunicado o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

A Guillain-Barre é uma doença neurológica rara em que o sistema imunológico do corpo ataca erroneamente parte do sistema nervoso.

Estima-se que afete cerca de uma pessoa em 100 mil a cada ano, sendo que eventualmente a maioria dos indivíduos afetados recuperam do transtorno, de acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Acidentes Vasculares Cerebrais, também nos Estados Unidos.

Os casos decorrentes da vacina da Janssen foram na maioria das vezes reportados cerca de duas semanas após a toma da vacina e sobretudo em homens, muitos com 50 ou mais anos, segundo o CDC. Até ao momento, os dados existentes não demonstram a existência de um padrão semelhante relativamente à toma das vacinas da Pfizer ou da Moderna, disse a agência.

É esperado ainda hoje que os reguladores enfatizem que a vacina da J&J é segura e que os benefícios superam claramente quaisquer potenciais riscos, indicou o The Washington Post, citando fontes anônimas familiares com a situação.

Num comunicado, a J&J disse que tem estado em contato com a FDA e com outros reguladores acerca da associação da sua vacina à condição autoimune.

“O risco da doença se manifestar é bastante reduzido”, disse a farmacêutica.

“Apoiamos os esforços que estão sendo feitos com o intuito de dar a conhecer sinais e sintomas estranhos, de modo a que estes possam ser rapidamente identificados e tratados”, concluiu a Johnsson & Johnsson.

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Prefeito investe 1,3 milhão na reforma de escola em Triunfo

Espedito Filho prioriza educação com foco em infraestrutura moderna. O Prefeito Espedito Filho anunciou um robusto investimento de 1,3 milhão...

ARTIGOS RELACIONADOS