“contador”
quarta-feira, 8 de maio de 2024

Evento vai celebrar literatura produzida por mulheres no Sertão da Paraíba

Últimas notícias
evento vai celebrar literatura produzida por mulheres no sertao da paraiba
Foto Reprodução: Pixabay

Encontro literário vai acontecer pela primeira vez no Sertão paraibano e está previsto para o mês de abril de 2022

Mulheres ligadas à literatura produzida no Sertão paraibano irão se reunir em abril, na cidade de Cajazeiras, para a realização do I Mulherio das Letras. O evento está programado para acontecer em abril deste ano. O objetivo é dar visibilidade à arte produzida por mulheres desta região e contará com mesas redondas, lançamentos de livros, contação de histórias, oficinas e saraus.

Além disso, o projeto vai organizar uma antologia reunindo os textos de autoria sertaneja feminina. O edital foi lançado na última terça-feira (15), e as inscrições ficam abertas até 15 de março deste ano. O lançamento da obra vai acontecer durante o evento.

Violeta Formiga será homenageada

Violeta Formiga será a escritora homenageada do evento. Ela era natural de Pombal, Sertão paraibano, onde passou a infância e adolescência. Em 1971, transferiu-se para a capital paraibana e ingressou na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no curso de Psicologia. Na universidade se notavam suas tendências para a poesia e ela começou a divulgar poemas nos jornais de João Pessoa.

Violeta teve sua poesia brutalmente interrompida aos 31 anos de idade. Ela foi vítima de feminicídio cometido pelo companheiro, em 1982. O evento seleciona Violeta não apenas por ser uma mulher sertaneja, mas para reivindicar a vida das mulheres como condição mínima de desenvolver sua arte e produzir livremente.

A poetisa deixou apenas um livro publicado: ‘Contra Cena’. Depois da sua morte, os amigos reuniram poemas inéditos e publicaram ‘Sensações’, uma edição póstuma, na Galeria Gamela.

Sobre o Mulherio das Letras

O Mulherio das Letras é um grupo autônomo de mulheres escritoras que surgiu em 2017, em João Pessoa, contando com a presença de mais de 500 outras escritoras, artistas e intelectuais do país, com o objetivo de dar visibilidade à literatura feminina contemporânea, homenageando suas precursoras.

Atualmente, o Mulherio das Letras conta com cerca de 7 mil participantes, se expandido internacionalmente. O grupo se descentralizou em subgrupos representativos de cada estado brasileiro, além do Mulherio das Letras Pretas.

O Mulherio das Letras Sertão é uma iniciativa coletiva que tem o objetivo de reunir mulheres que produzem literatura no Sertão paraibano, como forma de aprofundar ainda mais esse protagonismo, pois é no interior do país que se encontram as mulheres mais invisibilizadas em todos os setores do mercado artístico, pelas poucas oportunidades de formação e falta de recursos e infraestrutura nas cidades.

A missão desse evento é mostrar a arte da palavra feminista em suas múltiplas formas, por mulheres que ainda hoje enfrentam obstáculos machistas e racistas e são consideradas menores nos meios literários.

Link para inscrição no evento:

https://docs.google.com/forms/d/1nxVKOrDzAtBfBIJzd43crQQ_56i_T9tMIoLJZnPrrs4/edit?chromeless=1

Redes sociais:

Instagram – @mulheriodasletras_sertao

Facebook – Mulherio das Letras Sertão

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

AGU processa Pablo Marçal por falsas alegações sobre enchentes

Ação judicial busca corrigir desinformação sobre trabalho militar em catástrofe no RS A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou uma medida...

ARTIGOS RELACIONADOS