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domingo, 19 de maio de 2024

Hyundai Ioniq híbrido faz 17,2 km/l e será vendido no Brasil em 2022

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Primeiro lote de 60 unidades já desembarcou no país; modelo pode ser lançado a qualquer momento

hyundai ioniq hibrido faz 172 km l e sera vendido no brasil em 2022
Foto: Divulgação

O Grupo Caoa renovou o acordo de representação da Hyundai no Brasil por mais dez anos. Após vários meses focando apenas no lançamento de carros da Chery, a empresa brasileira volta os olhos à marca coreana – e um dos próximos modelos inéditos dessa parceria será o Ioniq híbrido.

Seis cegonhas carregando cerca de 60 unidades do modelo foram flagradas deixando o porto de Vitória (ES). Esse número é alto para um lote de homologação, mas condiz com um primeiro lote de vendas. Segundo o site Autos Segredos, o carro pode ser lançado a qualquer momento.

Atração da Caoa no Salão do Automóvel de 2018, o Ioniq é considerado um “liftback”. Isso explica o visual diferentão, com uma traseira bem alta e a queda no teto que imita um cupê. A semelhança com o Toyota Prius não é coincidência, pois os híbridos são rivais diretos.

Esse visual foi adotado por questões aerodinâmicas. Segundo a Hyundai, o Ioniq tem coeficiente de arrasto de apenas 0,24 cx, fator que colabora para uma passagem mais fluida do ar e melhora o consumo de combustível.

O Ioniq tem 4,47 m de comprimento, 1,82 m de altura, 1,44 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 442 litros e o tanque de combustível suporta 45 litros de gasolina. O modelo é feito sob uma plataforma exclusiva da Hyundai para carros híbridos e pesa em torno de 1.400 kg.

Por dentro, o Ioniq segue a mesma linguagem visual do HB20. A central multimídia é flutuante com 10,25 polegadas. A conexão Android Auto e Apple CarPlay é sem fio e há um carregador de celular por indução no console. O painel de instrumentos é parcialmente digital e traz uma pequena tela que mostra todas as informações sobre o sistema híbrido.

O Hyundai Ioniq híbrido tem motor 1.6 que desenvolve 105 cv de potência a 5.700 rpm e 15 kgfm de torque a 4.000 rpm. O motor elétrico é energizado por uma bateria de 1,56 kWh e entrega 44 cv e 17,3 kgfm de torque.

Sendo assim, o Ioniq tem 141 cv de potência e 27 kgfm de torque com os motores combinados. Em testes na Europa, o modelo foi capaz de aferir 17,2 km/l rodando na cidade. A autonomia é de 850 km em circuito urbano e 765 km em rodovias.

Além do Ioniq, a Caoa também testa o Hyundai Kona no Brasil. Trata-se de um crossover com porte de hatch “bombado”. Ele é vendido em outros países com duas motorizações e pacotes de baterias. Quando o motor tem 136 cv, as baterias são de 39 kWh e garantem 305 km de autonomia no ciclo WLTP. Na opção mais potente, são 204 cv e alcance de 484 km graças ao pacote de 64 kWh.

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