“contador”
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Jogos finais do Campeonato Paraibano terão torcida única para evitar confronto de torcedores

Últimas notícias

A decisão foi tomada nesta quinta (30), durante reunião do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor/MPPB) com órgãos de segurança e a Federação Paraibana de Futebol (FPF).

jogos finais do campeonato paraibano terao torcida unica para evitar confronto de torcedores

Para evitar confronto entre torcedores, os jogos finais do Campeonato Paraibano de Futebol, marcados para os dias 1º e 8 de abril, nos estádios Amigão e Marizão, respectivamente, serão realizados com torcida única da equipe mandante. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (30), durante reunião do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor do Ministério Público da Paraíba (Nudetor/MPPB) com órgãos de segurança pública e a Federação Paraibana de Futebol (FPF), no auditório do Batalhão da Polícia Militar, em Campina Grande.

O coordenador do Nudetor e presidente da Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios da Paraíba, promotor de Justiça Romualdo Tadeu de Araújo Dias, informou que os órgãos se reuniram para definir a posição da comissão quanto ao pedido encaminhado pelo presidente do Sousa Esporte Clube sobre a possibilidade de o jogo entre o Sousa e o Treze Futebol Clube ser realizado com torcida única do clube mandante no estádio Marizão, tendo em vista o histórico de confronto, dentro e fora do campo, entre as torcidas das duas equipes.

O promotor de Justiça lembrou que na reunião realizada no último dia 15, por solicitação da FPF, foi permitido, para a semifinal do campeonato, o ingresso das torcidas visitantes nos estádios de futebol, em razão do clima de tranquilidade e harmonia entre as torcidas dos times envolvidos. Nessa fase do campeonato, foram registradas poucas ocorrências de incidentes, prevalecendo a segurança do torcedor.

O cenário, no entanto, não é o mesmo para os jogos da fase final do campeonato, segundo os representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que se posicionaram pela realização das partidas com torcida única, devido ao histórico de rivalidade entre os torcedores dos times envolvidos.

A presidente da da FPF também informou a ocorrência de várias situações de embates entre as torcidas, não só entre o Sousa e Treze, e destacou que todos foram devidamente punidos com perda de mando de campo. Ela também se posicionou pela realização dos jogos com torcida única do time mandante.

Relatórios

Segundo o promotor de Justiça, a decisão está fundamentada nos relatórios apresentados pelos órgãos de segurança que evidenciam o histórico de rivalidade entre as torcidas do Sousa e do Treze. Dois episódios foram destacados na reunião. O primeiro aconteceu no dia 10 de abril do ano passado, quando houve confronto entre torcedores das duas equipes dentro e fora do estádio, no município de Sousa.

O segundo episódio destacado refere-se ao último dia 27 de fevereiro, quando um ônibus que transportava torcedores do Nacional de Patos com destino ao Sertão foi atacado. “É direito do torcedor a segurança nos locais onde são realizados os eventos esportivos antes, durante e após a realização da partida, mediante as condições estabelecidas em lei, contudo, diante de todo esse cenário apresentado, inclusive, através de relatórios documentos pelos Comandos Regionais de Campina Grande e Patos, fica impossível, a bem da segurança do próprio torcedor, permitir a realização dos jogos da final do Paraibano com a presença de torcida visitante, o que conforme o princípio da reciprocidade, deve ser aplicado a ambas as praças esportivas”, explicou.

Encaminhamentos

Os clubes que disputarão a final do Campeonato Paraibano de Futebol serão oficiados para que adotem as providências necessárias quanto à logística de vendas de ingressos.

O presidente do Sousa Esporte Clube também será oficiado para que, no dia do jogo, as catracas estejam funcionando adequadamente, de modo a não permitir o ingresso de qualquer pessoa acima do limite da capacidade estabelecida pelo Corpo de Bombeiros para o estádio. Ele também será orientado a desobstruir as saídas de emergências do estádio, ficando a cargo do Corpo de Bombeiros a verificação da regularidade.

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Prefeitura Municipal de Poço Dantas inicia comemoração dos 30 anos de Emancipação Política

Emocionantes Festividades Marcam o Trigésimo Aniversário da Cidade Poço Dantas revive seu passado e celebra o futuro A cidade de Poço...

ARTIGOS RELACIONADOS