“contador”
terça-feira, 14 de maio de 2024

Lágrimas de felicidade: estudo mostra porque cães choram ao reencontrar os donos

Últimas notícias
lagrimas de felicidade estudo mostra porque caes choram ao reencontrar os donos
Foto: Divulgação

Sabe quando você chega em casa, após um longo dia de trabalho, e é recebido pelo seu cão com chorinhos e lambidas? Pois então, pesquisadores do Japão, comprovaram que os cães realmente choram de saudade ao reencontrarem seus tutores.

O estudo mostrou que os doguinhos produzem lágrimas nesse momento. É que a saudade do dono é tanta, que não cabe no peito desses anjos de quatro patas… e transborda. As lágrimas estariam relacionadas aos níveis de oxitocina, o “hormônio do amor”, que os bichinhos também têm, como os seres humanos.

“Este é o primeiro relatório demonstrando que a emoção positiva estimula a secreção lacrimal em um animal não-humano”, informou a equipe de cientistas em nota.

Lágrimas de amor

E não para por aí. Um outro artigo publicado na revista Current Biology mostrou que quando quando o seu cãozinho olha para você, esse olhar pode causar também uma liberação de oxitocina. Pura troca de amor.

Agora, os pesquisadores no Japão descobriram que as lágrimas dos cachorros podem ter um efeito semelhante. “Tenho dois poodles e tive uma fêmea grávida há seis anos”, explicou o Prof. Takefumi Kikusui, co-autor da pesquisa na Universidade Azabu, ao The Guardian.

Ao notar que o rosto da cadela parecia mais terno do que de costume, quando amamentava seus filhotes, Kikusui percebeu lágrimas nos olhos dela.

“Isso me deu a ideia de que a oxitocina poderia aumentar as lágrimas”, disse ele. “Observamos anteriormente que a oxitocina é liberada tanto em cães quanto em tutores, quando interagem. Por isso, fizemos uma experiência de reunião”.

O estudo

A pesquisa foi realizada com mais de 20 cães. No primeiro momento, foi observado que os cachorros produziram um volume significativamente maior de lágrimas quando se reuniram com seus donos, do que quando vagavam sozinhos pela casa.

E olha que interessante: este aumento não foi visto, no entanto, quando 20 cães foram reunidos de forma semelhante com um humano familiar que não era seu dono.

Lágrimas e adoção

Uma outra parte do estudo apresentou a 74 participantes 10 fotos de cinco cães, retratando cada animal com ou sem olhos úmidos, e pediu que classificassem em uma escala de cinco pontos o quanto eles queriam evitar ou cuidar do animal.

Kikusui disse que os resultados revelam que os cães com lágrimas nos olhos ganharam de 10 a 15% mais pessoas querendo cuidar deles. Isso, segundo a equipe, sugere que os olhos caninos lacrimejantes desencadeiam essas emoções em humanos – isso a gente já sabia, né?

Mas, embora a equipe tenha descoberto que os cães apresentam um aumento de lágrimas durante os reencontros com seus donos, algumas perguntas permanecem.

“Ainda não sabemos se os cães mostram um aumento de lágrimas durante uma reunião cão-cachorro. Também não sabemos como os cães usam as lágrimas para se comunicarem”, disse ele. “Precisamos esclarecer a função social das lágrimas de cachorro”, lembrou.

Bem, novamente foi comprovado como esses serumaninhos são evoluídos e até demais, não é mesmo? Aproveite e dá um beijão bem gostoso aí no seu cão por nós!

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Abono salarial chega na quarta-feira para nascidos em maio e junho

Saiba como receber seu benefício O pagamento do Abono Salarial 2024 começa nesta quarta-feira, dia 15, para aqueles que nasceram...

ARTIGOS RELACIONADOS