Dados do TIMSS mostram que 51% dos alunos brasileiros do 4º ano têm dificuldade com Matemática básica

VERSÃO EM ÁUDIO
O Brasil participou pela primeira vez do TIMSS, uma avaliação internacional que mede o desempenho em Matemática e Ciências no 4º e 8º anos. Os dados revelaram que 51% dos alunos brasileiros do 4º ano não conseguem atingir o nível básico em Matemática, posicionando o país entre os piores desempenhos.
De acordo com especialistas, como Ernesto Faria, diretor do Iede, os resultados evidenciam um enorme desafio para o país. Apesar de avanços em avaliações nacionais, o gap de aprendizado no Brasil em comparação a países da OCDE equivale a três anos de ensino já no início da trajetória escolar.
VEJA TAMBÉM: Projeto de Lei pode liberar cassinos, jogo do bicho e bingos no Brasil
A média brasileira em Matemática foi de 400 pontos no 4º ano, superando apenas países como Marrocos e Kuwait. Em Ciências, o desempenho foi um pouco melhor, com 425 pontos, mas ainda entre os dez piores do mundo. Países como Geórgia, Casaquistão e Chile obtiveram resultados superiores, destacando o déficit educacional brasileiro.
A confiança dos alunos foi outro ponto observado no relatório. Estudantes que demonstraram gostar de Matemática e Ciências tiveram melhor desempenho nas provas, indicando uma relação entre motivação e aprendizado. Esse dado reforça a necessidade de repensar estratégias pedagógicas para melhorar o ensino básico.
Siga o PB24HORAS no Instagram