
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, defendeu a cassação de políticos que empregarem inteligência artificial para disseminar desinformação nas eleições. Durante um seminário na FGV, Moraes ressaltou que a IA pode ampliar a influência da desinformação, propondo a cassação como medida punitiva. Ele também reiterou a necessidade de regulamentação das big techs.
VEJA TAMBÉM: “Brasileiros Desconfiados: Políticos, Ministros e Líderes Sob Escrutínio”
A utilização maléfica da IA, especialmente por regimes autoritários de extrema direita, preocupa Moraes. Ele alertou sobre a evolução da desinformação nas eleições passadas e defendeu que, em 2022, houve um sucesso maior no combate, apesar de ressaltar a necessidade de se preparar para novos desafios.
Floriano Azevedo Marques Neto, do TSE, destacou a ameaça dos deepfakes. Moraes argumentou que políticos de extrema direita manipulam a desinformação nas redes sociais com ferramentas anteriormente usadas apenas para fins comerciais. O seminário, com participação de figuras como Luis Felipe Salomão e Rodrigo Maia, abordou o papel da IA na desinformação e os desafios para a democracia.
Siga o PB24HORAS no Instagram