
Vai comprar uma moto usada? Então, preste atenção para evitar problemas, já que ninguém quer adquirir um veículo e logo depois ter que ir à oficina arrumar uma infinidade de defeitos.
Nesta matéria, temos 10 erros cometidos por muitos consumidores na hora da compra de uma motocicleta usada, sendo preciso ficar atento a eles para não ter prejuízo.
Então, evite esses 10 erros na hora da compra de uma moto usada:
1) Moto com motor quente
Quando for comprar uma moto usada, se a mesma estiver com motor quente, evite o negócio ou espere que ela realmente esfrie, pois, alguns ruídos que indicam problemas, são mais perceptíveis com motor frio.
Com as partes quentes e lubrificadas, possíveis problemas, como a própria partida com motor frio, acabam não sendo verificados plenamente e podem esconder problemas graves.
2) Ignorar detalhes
Observar os detalhes é importante e muita gente não se atenta a eles, tais como marcas de queda, especialmente em manoplas, manetes e guidão, nesse caso prestando atenção ao alinhamento.
Pedaleiras do piloto, carenagem e escapamento precisam ser observados, assim como o desgaste de outros componentes. Mesmo a lente do farol precisa ser observada. Riscos e manchas indicam queda ou mal uso.
3) Não verificar o desgaste dos freios e pneus
Ainda observando os detalhes, o desgaste dos discos de freio indicam também o estado das pastilhas, especialmente se a superfície dos discos estiver irregular, apontando falhas nas revisões da moto.
Além da troca das pastilhas, o novo dono pode ter que arcar com discos novos, assim como com o fluido de freio. A relação de transmissão (corrente, coroa e pinhão) também dá uma ideia do cuidado com a moto.
4) Ignorar conjunto elétrico
Motos modificadas precisam de atenção especial na parte elétrica, sendo necessária atenção para com os conectores usados e fiação, especialmente indo até a bateria, pois, se tiver vários fios demais ligados ao polo positivo, isso denota amadorismo.
Assim como fios de mesma cor e conexões mal-feitas atrás de componentes como o farol, por exemplo. Evitar um problema elétrico significará não ficar na rua ou ilegal.
5) Falha ao avaliar a condição geral
Uma avaliação geral pode revelar se o antigo dono se preocupou com manutenção e limpeza da moto, se ela estiver suja, já indica que o proprietário não liga muito para ela.
Banco desbotado aponta exposição exagerada ao sol, enquanto manchas de óleo, relação desgastada e com folga, por exemplo, indicam falta de zelo para com o veículo. Verifique o nível do óleo e líquido de refrigeração se houver.
6) Não conhecer o modelo
Muitas vezes, aquele modelo específico de moto nos atrai, especialmente se o preço couber no bolso, mas não conhecer o produto é um erro grave, pois, cada modelo possui peculiaridades, ainda mais motos de luxo.
Por isso, antes de comprar, vá em grupos de donos, busque informações em sites especializados, leia avaliações e busque informações específicas sobre possíveis defeitos.
7) Não verificar a quilometragem
Ainda que não pareça, mas tem gente que ainda não vê a quilometragem da moto usada com outros olhos.
Visto que se a moto aparentar ser muito velha para a quilometragem apresentada, isso indica que o hodômetro foi adulterado ou desligado, ocultando assim a verdadeira quilometragem da motocicleta.
8) Não fazer uma volta de teste
Em uma moto nova, é importante dar uma volta para testar, mas diferente do produto zero km, o usado pode apresentar muito mais coisas durante a condução, barulhos, rangidos, etc.
Durante a condução, dá para perceber que a moto já teve queda, indicando desalinhamento do quadro, assim como também, nas frenagens, dá para perceber se existem folgas nas suspensões.
9) Não verificar o número do chassi
O número do chassi é importante, pois, ele precisa estar legível e conforme o documento da moto, pois, caso contrário, indica que a moto teve seu quadro trocado ou adulterado, estando ilegal.
Evite divergências com o número de chassi, pois, na hora da inspeção para mudança de proprietário, isso pode gerar sérios problemas.
10) Comprando uma moto que já foi roubada
Mas, e se a moto já foi roubada? Legalmente não há problema se já foi roubada ou recuperada de acidente, porém, ela pode apresentar problemas estruturais posteriores, já que não se sabe o que fizeram com ela.
Além disso, mesmo que o preço seja atrativo, o valor de revenda dela se diluiu e na hora de passar para frente, o histórico deporá contra. Então, melhor evitar motos nessa condição.
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