
A partir desta sexta-feira (1º), o Pix passa a seguir novas regras para aprimorar a segurança das transações financeiras no Brasil. Agora, transferências acima de R$ 200 precisarão ser feitas apenas de dispositivos cadastrados, como celular ou computador previamente autorizado pelo usuário. Além disso, o limite diário para transações em aparelhos não cadastrados será de R$ 1 mil.
VEJA TAMBÉM: Reflexão do Evangelho de Lucas 14,1-6
O Banco Central (BC) explica que a exigência de cadastro não impactará os dispositivos já utilizados para Pix, mas apenas os que nunca foram registrados. Essa mudança visa impedir o uso de dispositivos desconhecidos para transações e fortalecer a segurança dos clientes das instituições financeiras, diminuindo a vulnerabilidade a fraudes e golpes digitais.
Além do cadastro obrigatório, as instituições financeiras terão que aprimorar suas tecnologias de segurança. O BC determinou que elas usem sistemas de gerenciamento de fraudes que detectem movimentações atípicas para o perfil de cada cliente. Com base nessas novas exigências, será possível bloquear transações suspeitas e até encerrar contas onde fraudes sejam confirmadas.
Fonte: Notícias ao Minuto
Siga o PB24HORAS no Instagram