Foto Reprodução: Auto Esporte

A Volkswagen fez história com o Polo Arlequim (ou Harlekin, em alemão). Lançado nos anos 90 como uma maneira de demonstrar o potencial de personalização do hatch, o modelo tinha quatro cores: amarelo, azul, verde e vermelho. Fez tanto sucesso que acabou virando um carro de produção, agora homenageado em uma recriação feita pela divisão holandesa da empresa.

Quase que psicodélico, o modelo original foi batizado de arlequim em homenagem aos personagens do antigo teatro de comédia, onde uma figura vestida com roupas de padronagem colorida se apresentava ao público durante os intervalos.

O hatch especial foi criado para demonstrar como funcionava a montagem da terceira geração do hatch, lançada em 1994. Junto com o carro, a Volkswagen havia introduzido um novo método de produção dividido em quatro partes, sendo que você poderia personalizar um Polo “ao seu gosto” em cada uma dessas seções da linha de montagem.

Para ilustrar bem o que poderia ser um assunto chato, a marca adotou tons correspondentes para delimitar cada fase do processo e mostrar divertidamente como a coisa funciona para os seus concessionários. Motor e transmissão são representados pela cor azul, enquanto amarelo corresponde a equipamentos, vermelho aos opcionais e verde simboliza as cores da carroceria.

Foram construídas apenas 20 unidades, todas para uso interno. Porém, o carro multicolorido fez tanto sucesso que logo foi lançado no mercado. Foram planejadas apenas 1.000 unidades, mas foram feitos mais de 3.800 modelos.

Você pode estar se perguntando: como é produzido um veículo assim? O processo chegava a ser engraçado: a Volkswagen fazia um modelo de cada cor. Somente então ela trocava os painéis da carroceria entre eles. Vale lembrar que há uma cor base, você pode ver qual é pelas colunas C e soleiras.

Infelizmente, o novo Polo Arlequim não será produzido em série. O exemplar único foi feito com fins promocionais. Tomara que faça bastante sucesso, afinal foi assim que ele acabou sendo produzido no passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui