OMS declara emergência global para mpox

Facebook
WhatsApp
Telegram
Email

Nova variante da mpox na África acende alerta global e preocupa especialistas

OMS declara emergência global para mpox
Foto> Denis Balibouse / Reuters

A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a declarar a mpox como uma emergência em saúde pública de importância internacional. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (14) em Genebra, após uma análise detalhada sobre o cenário atual da doença no continente africano. A preocupação principal reside no risco de disseminação global, que pode levar a uma nova pandemia.

Durante a coletiva de imprensa, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou que a República Democrática do Congo tem reportado surtos da doença há mais de uma década. Em 2024, os casos de mpox já ultrapassaram os números registrados em 2023, totalizando mais de 14 mil infecções e 524 mortes. O aumento contínuo das infecções é um sinal de alerta para a comunidade internacional.

Tedros também mencionou que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças Africano (CDC África) havia declarado a situação como uma emergência em saúde pública de segurança continental. A rápida disseminação da nova variante da mpox, tanto na República Democrática do Congo quanto em países vizinhos, eleva ainda mais as preocupações sobre o potencial de uma crise global de saúde.

A decisão de elevar a mpox ao nível mais alto de alerta sanitário ocorre pouco mais de um ano após a OMS ter retirado o status de emergência internacional da doença. Tedros Adhanom enfatizou que, assim como no caso da covid-19, o fim de uma emergência não significa que o perigo passou. A mpox continua a representar desafios significativos à saúde pública, especialmente para pessoas que vivem com HIV não tratado.

Fonte: Agência Brasil

Siga o PB24HORAS no Instagram

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe seu comentário:

Noticias Relacionadas