Boa reputação pode levar o caminhonete a repetir o feito de 2021 e acabar o ano como o modelo mais vendido no país

Eficiente para o trabalho, boa para o transporte no dia a dia. A Fiat parece ter acertado a mão no lançamento da nova geração da Strada, há dois anos.
Essa, ao menos, é a opinião de alguns proprietários ouvidos por Autoesporte, confirmada pelos bons números de venda: de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a picape foi – mais uma vez – líder de vendas em setembro, com 9.908 unidades.
João Pires dos Santos, de 50 anos, mora em Brasília e se declara um sincero apaixonado pelo modelo. Tem na garagem uma Hard Working 1.4 (Flex) 2017, sua quarta Strada, e diz que ela só não foi trocada porque as lojas que visitou ainda não tinham o modelo 2022.
Santos acredita ter pagado um valor justo (R$ 69 mil) na compra do utilitário que usa para transportar equipamentos de sua serralheria.
“O custo fica ok por ela ter bons atributos, como a cabine dupla e a caçamba bem espaçosa. A Strada me atende perfeitamente. Gasto pouco com manutenção, só é necessário fazer a preventiva. Se deixar tudo arrumadinho, é muito difícil esse modelo dar problemas”, diz o serralheiro.
Baixo custo de manutenção também é um destaque para Arthur Augusto, de 26 anos, morador de Junqueiro, no interior de Alagoas. Até porque sua Strada Volcano 1.3 cabine dupla é praticamente nova, comprada neste ano.
Houve apenas um problema no ABS, resolvido em menos de 24 horas, segundo o proprietário: “Estou muito feliz pela compra. Na época, achei um preço até razoável, por volta de R$ 106 mil. Rodo tanto para trabalho, para minha loja de materiais de construção, quanto para uso pessoal. Ela comporta muito bem minha família. O carro é muito confortável”, ressalta o comerciante.
Augusto comenta que alteraria apenas uma coisa: o câmbio. “Gostaria que fosse automático.” O alagoano destaca, porém, “a leveza ao dirigir e a facilidade para estacionar, principalmente em função da direção elétrica”.
E classifica o utilitário como econômico. Ele afirma que só abastece com gasolina e que a Volcano faz 10 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.
A primeira crítica partiu do empresário Icaro de Souza, morador de São Carlos (SP) e dono de uma Fiat Strada Freedom 1.3 2020/2021.
“A queixa que tenho é que o interior tem um pouco de ruído, acredito que pelo fato de a parte atrás dos bancos traseiros não ser forrada ou ter algum tipo de isolamento. A gente acaba sentindo um pouco de vibração da pista e até os pneus causam ruído interno. O motor em si quase não faz barulho”.
Souza diz usar a picape principalmente como veículo pessoal, mas às vezes também transporta equipamentos de sua empresa, a Soto Logística e Transportes. Para ele, a picape – que já rodou 40 mil km – é econômica no consumo e na mecânica.
“Nunca tive problema com ela, talvez por ser um carro novo, tirado zero. Nunca tive de fazer qualquer tipo de manutenção além das revisões”.
O empresário se diz “muito feliz” com a compra feita em 2020. “O preço estava razoável e condizia com o carro naquele momento. O veículo é bem confortável”, conta Souza.
Siga o PB24horas Instagram
Receba notícias do pb24horas no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/pb24horas