Planos de saúde atenderão pacientes do SUS a partir de agosto, reduzindo filas e convertendo dívidas em serviços médicos. Entenda como funcionará a parceria.

VERSÃO EM ÁUDIO
A partir de agosto, planos de saúde no Brasil começarão a atender pacientes do SUS, em uma iniciativa que promete aliviar a sobrecarga no sistema público. A medida, liderada pelo Ministério da Saúde, permite que operadoras convertam dívidas de ressarcimento em serviços médicos. Hospitais privados credenciados oferecerão consultas, exames e cirurgias. A meta é melhorar o acesso à saúde e reduzir filas de espera.
A adesão dos planos de saúde ao projeto é voluntária, mas já conta com apoio de grandes operadoras. Pacientes do SUS serão encaminhados para atendimentos em unidades privadas, conforme a disponibilidade de vagas. O programa priorizará procedimentos de média e alta complexidade. A integração de dados entre SUS e operadoras também será ampliada.
VEJA TAMBÉM: Governo da PB anuncia datas de pagamento de servidores
Essa parceria entre planos de saúde e SUS visa transformar dívidas em benefícios diretos para a população. Além de agilizar atendimentos, a iniciativa fortalece a cooperação entre setores público e privado. O Ministério da Saúde espera que o modelo seja expandido nos próximos anos. A população deve ficar atenta às orientações locais para acessar o serviço.