“contador”
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Quais carros não pagam o IPVA 2020?

Últimas notícias
Quais carros não pagam o IPVA 2020?
Foto Reprodução: ARTE AUTO ESPORTE

Todo ano o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva) desperta algumas dúvidas na cabeça dos proprietários de veículos. Entre elas, quem, de fato, é obrigado a pagar o imposto anual?

A resposta é simples, mas varia de estado para estado.

Os seguintes estados oferecem a isenção do IPVA para veículos com mais de 15 anos de fabricação: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

No Mato Grosso são 18 anos. Já os estados de Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul o tempo de contribuição é maior – termina quando o veículo completa 20 anos de fabricação.

O número cai pela metade, ou seja, 10 anos de fabricação, para os estados de Roraima, Goiás e Rio Grande do Norte.

Em Santa Catarina, os veículos produzidos até 1985 são isentos de pagamento do imposto. Minas Gerais e Pernambuco tem um sistema diferente na cobrança do IPVA, promovendo uma redução progressiva do valor do imposto.

Quais carros não pagam o IPVA 2020?
Foto Reprodução: ROGÉRIO ALBUQUERQUE / AUTO ESPORTE

Então a conta é simples. Basta olhar no documento do seu carro o ano de fabricação e fazer a conta referente à validade de cada estado citado acima.

No CRV ou CRLV, há dois números. O “ano de fabricação” e o “ano-modelo”. Para cálculo do IPVA, é levado em conta o “ano de fabricação” para a avaliação do valor venal.

Lojistas, pessoas físicas e a tabela FIPE consideram o “ano de fabricação” para estabelecer uma referência de valor de mercado.

Pago o IPVA à vista ou devo parcelar?

Alguns casos de deficiências e limitações físicas ou mentais e doenças crônicas também entram na lista de isenção do IPVA. A solicitação para a quitação do imposto deve ser feita por meio da Secretaria da Fazenda estadual e está disponível em todos os estados brasileiros.

Para conseguir o benefício, é preciso ter uma CNH especial que confirme a deficiência e obter um laudo médico junto ao Detran do estado para depois enviar a solicitação junto a Secretaria da Fazenda.

O valor de quem paga o IPVA é baseado em uma alíquota diferente em cada estado. As taxas variam de 0,5% a 4% sobre o valor venal do veículo, que é determinado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Anderson Leonardo do Molejo morre aos 51 Anos

Hoje é um dia marcado pela tristeza para os amantes da música. Anderson Leonardo, o carismático vocalista do grupo...

ARTIGOS RELACIONADOS