Dúvida é comum para quem pensa em trocar de carro, mas será que vale investir em um modelo com alguns anos de vida?

Carro novo menor e menos equipado ou seminovo completão ou de luxo? Em algum momento da vida, você já deve ter tido essa dúvida. Afinal, por que pagar por um modelo básico se com o mesmo dinheiro é possível colocar na garagem um veículo de segmento mais alto, ainda que com alguns anos de vida e milhares de quilômetros no odômetro?
Mas será que vale a pena optar por um carro novo mais simples em vez de adquirir um usado de categoria superior? Autoesporte ouviu especialistas e fez simulações com diferentes faixas de preços. Foram analisados, além do valor de compra, custos com manutenção, seguro e trocas de peças.
É preciso considerar que pouca gente faz a manutenção de usados em concessionárias. Dessa forma, apenas para efeito de comparação, trouxemos valores de uma simples troca de óleo e o primeiro serviço da revisão de um modelo novo.
O primeiro confronto fictício é uma forma de mostrar que, com os mesmos R$ 70 mil, é possível colocar na garagem um Renault Kwid novo ou um Toyota Corolla 2.0 automático 2014. Porém, os especialistas ouvidos por Autoesporte afirmam que essa comparação é pouco provável, já que os modelos têm compradores de distintos perfis.
Custos de seguro e manutenção são prova disso — a cesta de peças e a apólice do sedã japonês custam o dobro na comparação. Até por isso, a indicação dos especialistas é ter prudência. Muitas vezes é melhor controlar a empolgação de ver um modelo médio pelo mesmo preço de um subcompacto. “Modelos compactos automáticos como Prisma, Onix ou HB20 podem ser mais vantajosos do que um carro de segmento superior com quase 10 anos de uso”, afirma Rafael Spitaletti, proprietário da Car Hunters, empresa de consultoria de compra de carros.
Quando o orçamento sobe para R$ 100 mil ou R$ 150 mil, começam a aparecer carros de luxo com cinco ou seis anos de uso pelo mesmo preço de sedãs ou SUVs compactos. Aí a recomendação é fazer uma inspeção mecânica detalhada antes de fechar a compra.
“Nesse caso, é mais importante do que o normal que você se preocupe com a avaliação mecânica. No orçamento, deve ser separado cerca de 10% do valor para fazer uma boa revisão inicial e se blindar contra um custo não programado.” Se a grana estiver contada, talvez seja melhor partir para uma versão mais simples ou buscar o mesmo carro, mas com um ou dois anos a mais de uso. De todo modo, os custos de peças e manutenção são consideravelmente mais altos do que os de similares novos.
Quando vale a pena optar pelo novo em vez do usado?
Fizemos três comparações entre modelos novos e usados nas faixas de R$ 70 mil, R$ 100 mil e R$ 150 mil. Além do preço de compra, consideramos a cesta de peças e a cotação de seguros fornecida pela Minuto Seguros. Vale lembrar que nem sempre o perfil do comprador equivale ao dos modelos citados.
Renault Kwid vs. Toyota Corolla
Renault Kwid | Toyota Corolla |
Versão: Zen | Versão: XEi 2.0 AT 2014 |
Preço: R$ 68.190 | Preço: R$ 69.185 (Fipe) |
1ª revisão: R$ 490 | Troca de óleo: R$ 410 |
Seguro: R$ 3.597 | Seguro: R$ 7.167 |
Cesta de peças: R$ 4.932 | Cesta de peças: R$ 10.003 |
Sabemos que é improvável que alguém tenha essa dúvida. Especialistas recomendam a quem cogita um Kwid novo, por exemplo, buscar carros compactos como HB20 e Onix. Ainda assim, a comparação mostra o abismo nos custos de peças e seguro. O contraponto é que o Corolla traz câmbio automático e diversos itens de conforto a mais do que o pequeno Renault.
Chevrolet Onix Plus vs. Audi A3 Sedan
Chevrolet Onix Plus | Audi A3 Sedan |
Versão: AT Turbo | Versão: Attraction 2018 |
Preço: R$ 100.050 | Preço: R$ 97.326 (Fipe) |
1ª revisão: R$ 452 | Troca de óleo: R$ 1.423 |
Seguro: R$ 3.563 | Seguro: R$ 10.969 |
Cesta de peças: ND | Cesta de peças: R$ 32.267 |
Na faixa dos R$ 100 mil já é possível encontrar carros de luxo com cinco anos de uso. O problema é que peças e seguro costumam acompanhar o status premium desses modelos. Uma simples troca de óleo do A3 Sedan, por exemplo, é quase três vezes mais cara do que a primeira revisão do Onix Plus. Em compensação, o Audi tem dirigibilidade mais acertada e melhor desempenho.
Volkswagen T-Cross vs. BMW X1
Volkswagen T-Cross | BMW X1 |
Versão: Comfortline | Versão: SDrive 20i 2017 |
Preço: R$ 152.990 | Preço: R$ 145.451 (Fipe) |
1ª revisão: R$ 99 | Troca de óleo: ND |
Seguro: R$ 4.431 | Seguro: R$ 20.310 |
Cesta de peças: R$ 7.280 | Cesta de peças: R$ 47.198 |
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