Mais de 20 povos tradicionais são reconhecidos no Brasil

Tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 no primeiro dia de provas neste domingo (13), os povos e comunidades tradicionais brasileiros possuem mais de 20 representações em todo o País. Os mais conhecidos e em maior número são os indígenas e quilombolas.
Quem compareceu à prova foi convidado a escrever uma redação e oferecer uma proposta de intervenção para o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) após o início do exame.
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS
De acordo com Governo Federal, Povos e Comunidades Tradicionais são “grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição”.
A definição conta na Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT), decretada em 7 de fevereiro de 2017 por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania.
Entre esses povos estão os indígenas, os quilombolas, as comunidades tradicionais de matriz africana ou de terreiro, ribeirinhos, caboclos, entre outros. Ao todo, são 28 tipos, de acordo com o portal g1. Confira lista:
Andirobeiras
Apanhadores de Sempre-vivas
Caatingueiros
Caiçaras
Castanheiras
Catadores de Mangaba
Ciganos
Cipozeiros
Extrativistas
Faxinalenses
Fundo e Fecho de Pasto
Geraizeiros
Ilhéus
Indígenas
Isqueiros
Morroquianos
Pantaneiros
Pescadores Artesanais
Piaçaveiros
Pomeranos
Povos de Terreiro
Quebradeiras de Coco Babaçu
Quilombolas
Retireiros
Ribeirinhos
Seringueiros
Vazanteiros
Veredeiros
Siga o PB24horas Instagram
Receba notícias do pb24horas no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/pb24horas