Novo aplicativo promete facilitar denúncias e acompanhar ações do Ministério Público

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançou, nesta terça-feira (24), o aplicativo Radar Ambiental, uma ferramenta criada para permitir que qualquer cidadão denuncie crimes ambientais de forma simples e rápida. O app, disponível para Android e iOS, é gratuito e oferece diversas funcionalidades que visam agilizar o processo de denúncia.
VEJA TAMBÉM: Candidato a vice-prefeito, Rafinha Banana, alega perseguição política em São Bento
Desenvolvido inicialmente pelo Ministério Público do Amapá, o aplicativo agora está disponível em todo o Brasil. Ele possibilita que o usuário faça uma denúncia georreferenciada, anexando fotos e vídeos, além de acompanhar o andamento do caso em tempo real. O objetivo é tornar o processo mais eficiente e transparente.
A conselheira Ivana Cei, presidente da Comissão de Meio Ambiente do CNMP, destacou que o Radar Ambiental coloca uma “ferramenta poderosa” nas mãos da população. O app pretende fortalecer a colaboração entre sociedade e Ministério Público, ampliando a atuação em defesa do meio ambiente.
O aplicativo também faz parte de um Plano Estratégico Nacional de combate a incêndios e queimadas, coordenado pelo CNMP. O plano busca integrar as ações de promotorias estaduais e federais, focando em soluções sustentáveis e prevenção de danos ambientais graves.
Siga o PB24HORAS no Instagram