Secretaria de Saúde de Uiraúna promove ação contra Câncer de Mama

Facebook
WhatsApp
Telegram
Email
secretaria de saude de uirauna promove acao contra cancer de mama
Foto Reprodução: Instagram

A Secretaria de Saúde de Uiraúna realizou a primeira ação em alusão ao mês de campanha Outubro Rosa, na manhã deste sábado (2).

A ação foi uma oferta ampliada de mamografia digital. As mulheres tiveram os seus exames marcados pelas Unidades Básicas de Saúde-UBS, onde identificaram as necessidades e urgências destas pessoas que precisavam realizar os rastreamentos.

Essa é a primeira de muitas ações que a Prefeitura de Uiraúna irá realizar para conscientizar as mulheres uiraunenses sobre a prevenção do câncer de mama. É muito importante cuidarmos do nosso corpo e identificar os sinais.

Se você tem entre 50 a 69 anos, procure as Unidades Básicas de Saúde do nosso município para a realização do exame.

Outubro Rosa no Brasil

No Brasil, o Outubro Rosa demorou um pouco mais a chegar. O primeiro sinal do envolvimento com a campanha por aqui se deu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa.

Depois disso, o evento seguiu morno ano após ano. Somente em 2008 que a movimentação ganhou força em várias cidades brasileiras que abraçaram o Outubro Rosa, fazendo companhas, promovendo corridas e, assim como no resto do mundo, iluminando os principais monumentos com a cor rosa durante a noite.

Outubro Rosa x câncer de mama

Sobre o câncer de mama, infelizmente, esse é o segundo tipo mais frequente no mundo e, por isso, merece tanta atenção.

No Brasil, por exemplo, o número de mortes por esse tipo de câncer continua em alta, especialmente por causa do grande número de diagnósticos tardios, ou seja, já com o câncer em estado avançado.

No final das contas, embora esse seja um problema recorrente o ano inteiro, o Outubro Rosa é importante porque faz com que as mulheres parem pelo menos uma vez no ano para cuidarem de si mesmas.

Fotos:

Siga o PB24horas Instagram

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe seu comentário:

Noticias Relacionadas