“contador”
segunda-feira, 20 de maio de 2024

Sem internet, energia e água em casa, paraibana se prepara para o Enem: ‘Nunca parei de estudar’

Últimas notícias
sem internet energia e agua em casa paraibana se prepara para o enem nunca parei de estudar
Foto Reprodução: Geovânia França/arquivo pessoal

No Agreste da Paraíba, em uma cidade com quase 4 mil moradores (segundo o IBGE), mora Geovânia França da Silva, de 19 anos, em uma casa sem energia e água encanada. Ao longo de 2021, a jovem conseguiu estudar para o Enem utilizando a internet da vizinha.

Geovânia é uma das 93.452 pessoas que farão o Enem neste domingo (21) e no próximo (28), na Paraíba. Estudante da Escola Cidadã Integral Sagrado Coração de Jesus, Geovânia sonha com a aprovação no curso de Educação Física.

Desde de outubro, a estudante tem aulas presenciais dois dias por semana. Durante o ensino remoto, a jovem busca tarefas impressas na escola e utiliza a internet da vizinha para pesquisas.

“A gente passa por muitas provações, mas eu nunca parei de estudar. O Enem é uma oportunidade muito importante pra mim”, conta a jovem.

Desde 2020, o local onde a estudante mora, em um terreno doado pela prefeitura, está sem energia elétrica. A cidade também não tem água encanada e os moradores são abastecidos por carros-pipa há sete meses.

“Duas Estradas ainda não tá pavimentada, não tem energia e estamos passando por uma crise de água. Está uma dificuldade imensa”, relata a estudante.

Além disso, Geovânia e o seu companheiro não possuem renda fixa. Ambos estão desempregados e vivem de bicos e doações de alimentos que recebem.

Vivendo estas dificuldades, alternando os estudos com algumas faxinas que faz, Geovânia continuou estudando e está com boas expectativas para a prova.

Neste domingo (21), a jovem vai estar pronta às 10h. Ela vai fazer a prova em Guarabira, a pouco mais de uma hora de viagem de Duas Estradas.

Quando precisa ir até a escola, a jovem caminha a pé cerca de 30 minutos. Neste domingo, a prefeitura de Duas Estradas irá disponibilizar um ônibus para os estudantes fazerem a prova em Guarabira.

As desiguldades do Enem 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para o ensino superior público. Em 2021, 3,1 milhões de pessoas tentarão passar por esta porta – apesar de parecer um número alto, esta é a menor quantidade de inscritos no exame em 16 anos.

O número de inscrições reflete a situação educacional no país. Apesar de ser um direito assegurado na Constituição Federal, nem todos possuem acesso a educação – de acordo com relatório da Unicef, em novembro de 2020 havia cerca de 1,5 milhão de jovens de 15 a 17 anos sem qualquer tipo de acesso à educação no Brasil.

Na Paraíba, o número de matriculados no ensino médio reduziu 1,7% em 2020 em comparação com 2016, de acordo com o Censo da Educação Básica 2020 do Estado da Paraíba, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Distrito de Tanques celebra nova pavimentação de rua

Na manhã de domingo (18/05), a população do Distrito de Tanques em Poço Dantas comemorou com festa a pavimentação...

ARTIGOS RELACIONADOS